15202912083430.png
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


HISTÓRIA

Fundo do Baú - Educador de Poço Fundo

Tendo como 1º professor Bortolo Zucco, de 1905 a 1924, inclusive como professor dos filhos e de muitos netos, incluindo o menino Augusto Zucco

Padre Zucco e familiares rezando na sepultura do seu pai, Ângelo Henrique Zucco

 Poço Fundo, um vale estreito entre morros, na região de Brusque. Lá o avô do Monsenhor Augusto Zucco construiu uma casa de pau-a-pique. A preocupação é lidar com o tamanho da terra, fazendo-a produzir para poderem sobreviver. Na nova gleba nasce o restante dos filhos. Ângelo Henrique, como terceiro filho do casal, nasce a 15 de março de 1884 (futuro pai do padre Augusto Zucco). Depois nascem: Verônica, Helena e Faustino.

 Na pacata localidade, vivendo como agricultores, a família dos imigrantes Antônio e Eva vai sendo criada. Poço Fundo primeiramente foi habitada quase que exclusivamente por famílias vinda da Alemanha. Os imigrantes germânicos eram poucos. O estreito vale era bastante desabitado, até que, entre os anos de 1876 e 1882, chegam famílias de origem italiana. As terras foram medidas provisoriamente, para que os imigrantes pudessem ser assentados. Mais tarde ocorreram medições mais exatas, e coube a cada um quitar seu terreno, para depois pedir o título definitivo, que Bortolo Zucco recebeu após quitar a prestação em 05 de outubro de 1903. Os filhos maiores também tinham direito a requerer terras para o trabalho.

 Desde logo, as famílias de origem italiana de Poço Fundo se preocuparam com a vivência comunitária da religião. A primeira missa foi celebrada na casa de Bortolo Paza, pelo jesuíta Marcelo Rocchi. Logo trataram de construir uma capelinha, ainda de taipa, pelo ano de 1880. A casa de oração e culto funcionou até 1905, quando foi substituída por outra, de alvenaria.

 Os imigrantes construíram a primeira escolinha de Poço Fundo, tendo como primeiro professor Bortolo Zucco, que permanece à frente da mesma de 1905 a 1924, inclusive como professor dos filhos e de muitos netos, incluindo o menino Augusto Zucco. Foi substituído pelo filho Ângelo Henrique, pai do padre Augusto.


Henriqueta Tereza Zen e Ângelo Henrique Zucco, pais do Monsenhor


ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 15 de dezembro

Capa