nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 3 de Julho

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


BRINCANDO DE CONTAR HISTÓRIAS

'Meu sonho é ofertar educação de qualidade para as crianças menos abastadas' , BRINCANDO DE CONTAR HISTÓRIAS

Maria das Graças, a Tia Graça, é diretora do Colégio Dom Bosco


Meu nome é Maria das Graças, sou natural do Tocantins e vim para o Sul do Brasil em 1965. Morei primeiramente em Morretes, depois em Curitiba, onde conclui meus estudos do Fundamental e trabalhei em um banco. Lá também conheci meu esposo e em 1990 decidimos nos mudar para Santa Catarina. Estamos em Tijucas desde então. Me apaixonei por completo pela cidade e só saio daqui se for para uma cidade menor ainda. Hoje vou contar um pouco sobre a minha vida e sobre o Colégio Dom Bosco.

Como surgiu o Dom Bosco  

O Dom Bosco surgiu do sonho da Danuza Medeiros Tomazi, que era a Diretora em 1992. A pré-escola foi aberta nas proximidades da minha casa e em 1994 eu comecei a trabalhar com ela, que era uma pessoa muito apaixonada pela Educação. Neste ano começou a construção da sede do Dom Bosco, na rua Caio Jonas Portella. Em 2004, ela estava desgastada da Educação e decidiu fechar o colégio. Nesta época eu já trabalhava na parte administrativa, depois de ter trabalhado por alguns anos como professora. Ela me ofereceu a escola: "se a Tia Graça pegar eu arrendo, senão eu fecho". Eu achei que era uma pena fechar! Tínhamos um bom número de alunos e uma excelente equipe, porém passávamos por uma crise. Eu comprei o sonho da Danuza e estou até hoje, lutando diariamente para manter o Colégio Dom Bosco com a capacidade de educar, trabalhar e principalmente amar nossas crianças.  

Quantas crianças estudam aqui? 

Nós estamos com 132 alunos. Já tivemos 298, quase 300 alunos, porém após a mudança do bairro Praça para o bairro XV de Novembro, muitos nos deixaram, principalmente pela distância. A maioria dos moradores daquela localidade foram para escolas mais próximas. Logo depois começou a crise e não conseguimos recuperar os alunos que perdemos, porém desde 2017 estamos estabilizados. Esperamos dar um salto no próximo ano, com a introdução do Ensino Médio em nossa escola. Hoje temos filhos de alunos nossos que estudam conosco. Queremos fazer melhorias para atrair ainda mais alunos. Temos um excelente quadro de funcionários e um amplo espaço, porém falta atrativos, que em breve implantaremos e oportunamente divulgaremos. É tudo uma questão financeira.

Qual seu maior sonho enquanto Diretora?

Meu sonho é poder ofertar mais vagas para as pessoas menos abastadas. Sempre foi meu objetivo: colocar aqui dentro alunos e pais que realmente valorizam a Educação pela educação, não apenas pelo ter, mas pelo ser. Sempre tivemos bolsistas desde que assumi e vamos continuar tendo, mesmo que seja em detrimento do financeiro. Enquanto eu tiver forças, continuarei lutando por isto. 

Existem planos para a aposentadoria?

Eu não quero me aposentar! Quero pelo menos mais 15 anos! Pelas minhas contas meus filhos dizem: "você tá doida mãe, vais ter 80 anos!", mas eu tenho certeza que estarei bem lúcida. Não pretendo e não me vejo fora daqui. Isso é minha vida. A minha família do dia a dia está aqui. São as pessoas que eu convivo das 7h da manhã até o final da tarde. Esta energia que eles passam pra gente diariamente é muito boa. Nada melhor do que receber aqueles abraços e aqueles beijos deles. Eu não me dou ao luxo de sentir cansaço! Me sinto tão bem com a escola, que não fico cansada. Eu vou pra cozinha, eu limpo, eu faço o que tiver que fazer. Se faltar a faxineira, eu corro para colocar papel higiênico e papel nos banheiros. Eu faço aqui o que faço em casa, sem frescura!

Uma mensagem final

Agradeço a Tijucas por ser esta cidade incrível, ainda com muita paz apesar dos percalços. Tijucas tem um futuro lindo, maravilhoso. É uma cidade que acolhe as pessoas que vêm de fora. Eu fui acolhida quando vim pra cá! Agradeço também aos pais maravilhosos, que confiam no trabalho do Colégio Dom Bosco. Criança precisa de ensinamento e também de carinho, e é isso que oferecemos aqui.

As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.