nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 24 de outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


Um político de raízes

'Era um tempo de disputas acirradas, porém a rivalidade se manifestava somente durante a campanha.'

Fundo do Baú

A atividade profissional de fiscal, obrigava Ênio a conhecer a realidade de cada cidade, das localidades, separadas por precárias estradas de barro. Ênio, extirpando os poucos momentos de folga, resolveu criar um meio de integração entre essas comunidades: surgia o jornal "A Região", que o tornou uma pessoa influente, formadora de opinião. Em 1968, Ênio foi eleito vereador pelos quatro anos seguintes, juntamente com Alberto Zimmerman, Osvaldelino Pereira de Melo, Bento Manoel Aragão, Luiz Mannerich, Hilário Voltolini e Vali José Steil. Como prefeito eleito para este mesmo mandato, de 1969 a 1972, Artur Jachowicz, tio de Ênio Laus. Interessante a composição partidária desta eleição, principalmente porque a Revolução de 1964 criou novas siglas: o prefeito era do MDB e todos os sete vereadores da Arena.  

De 1973 a 1976 Canelinha foi administrada pelo prefeito Antônio Moraes.

Em 1976, Ênio Laus foi candidato a vice-prefeito na chapa do seu primo, Sérgio Jachowicz, que administrou o município de 1977 até o início de 1983. Ênio Laus foi eleito prefeito na eleição de 1982, e Valdeci José Reis, vice, ambos do que seria hoje o PP-Partido Progressista. Na época, havia a sub-legenda, artifício da revolução para abrigar correntes diferentes numa mesma sigla: o MDB lançou João Soares Filho e Elineide Lícia Martins como cabeças de chapa. A ARENA saiu também com dois candidatos a prefeito: Ênio e o ex-prefeito Antônio Fagundes de Moraes.

"Era um tempo de disputas acirradas, porém a rivalidade se manifestava somente durante a campanha." Depois Canelinha voltava a ser a comunidade pacata de sempre, onde os adversários se respeitavam e conviviam civilizadamente.  

Confira essa história na íntegra lendo o livro Tijucanos a venda na secretaria do Jornal Razão, ao preço de R$ 40,00 o exemplar.



ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.