27/11/2017 às 14h14 - Atualizado em 27/11/2017 às 14h52

Bombeiros treinam resgates em desastres

Thiago Eloi Santos Sarraff – 2º Ten BM Comandante Interino da 3ª/13º BBM

TIJUCAS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu na cidade, de 20 a 24 de novembro, o 1º Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas do Estado. A iniciativa envolveu profissionais militares de diferentes cidades do território barriga verde.

O curso teve como objetivo capacitar os integrantes das Forças-Tarefas (FTs) de toda Santa Catarina a atuarem em ocorrências de desastre urbanos que envolvam colapso de estruturas. O local onde ocorre o curso é o recém inaugurado Centro de Treinamento para Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, situada junto a sede da CIA no Município.

A estrutura foi desenvolvida para ser referência, tanto em âmbito estadual como nacional, e teve como base o modelo desenvolvido em países como Chile, Equador, Colômbia e Guatemala, todos com alto índice de eventos sísmicos. A maioria dos bombeiros militares participou de missões a esses países, com a finalidade de acumular subsídios para o treinamento de suas equipes e estabelecimento de ações de compartilhamento do aprendizado adquirido.

As FTs do CBMSC atuam em ocorrências que extrapolam a capacidade ordinária de atendimento dos demais bombeiros e geralmente são acionadas quando ocorrem desastres naturais ou eventos de grande magnitude, tais como vendavais, deslizamentos, enxurradas, colapsamento de estruturas, incêndios florestais de grande magnitude e desabamento de edificações, entre várias outras modalidades de sinistro.

Bombeiros treinam resgates em desastres