02/10/2017 às 16h16 - Atualizado em 02/10/2017 às 17h18

PROFISSÕES - JR homenageia as secretárias

TIJUCAS
ENCANTADORA. Cristiane Koch Gonçalves atua há 14 anos no consultório do Dr. Rubens Marcos Cherobin


“Eu amo o que faço. Não me vejo mais sem meu trabalho. Não há nada melhor do que acordar sabendo que vou trabalhar com o que me faz feliz”

O Dia da Secretária é comemorado anualmente em 30 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear as profissionais da área, realçando a importância do seu trabalho para o bom funcionamento das empresas. As secretárias são responsáveis por ajudar na organização, logística e atendimento ao público e clientes, nas organizações ou instituições para as quais trabalham.

Existem cursos específicos de secretariado para capacitar os profissionais que desejam seguir esta área. Mesmo sendo as mulheres as principais homenageadas no Dia da Secretária, vale lembrar que os homens também ocupam este cargo e merecem ser homenageados.

No dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever, Christopher Sholes. Ela viria a se tornar a primeira mulher a usar o revolucionário aparelho em público, tornando-se um símbolo durante a segunda fase da Revolução Industrial.

Quando Lilian completou 100 anos, em 1950, muitas empresas, para comemorar o centenário da filha do inventor da máquina de datilografar, decidiram criar um concurso para eleger a melhor datilógrafa. O concurso fez muito sucesso e começou a ser repetido todos os anos. E como a maioria das participantes eram secretárias, o dia 30 de setembro passou a ser popularmente conhecido como a data da profissão.

Em São Paulo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, oficializa a data como o Dia da Secretária. As regiões do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda são repletas de pessoas que exercem com competência os ofícios da profissão.

A secretária do Dr. Rubens

Na hora de fazer um atendimento Cristiane Koch Gonçalves (42 anos) deixa os problemas de lado. Com seu jeito simpático e gentil, a secretária do consultório do Dr. Rubens Marcos Cherobin, localizado no Centro de Tijucas, na rua Marechal Deodoro, nº 620, cativa a todos. Ela é conhecida por se esforçar ao máximo para proporcionar um excelente atendimento aos pacientes.

Cris concluiu o Ensino Fundamental e Médio na Escola de Ensino Básico Deputado Valério Gomes, no bairro Praça. Em seguida, graduou-se em Técnico Contábil pelo extinto Colégio Cenecista Benjamin Gallotti (CNEC). Entretanto, a última formação não passou de um agrado aos pais. Ela conta que naquele tempo não havia muitas possibilidades de cursos no município. Incentivada pela família, encarou o desafio e logo conseguiu o diploma, mas a área da Contabilidade estava longe de ser a sua vocação.

“Depois de formada não cheguei a atuar na área. Esse não era o meu desejo. Eu me via em funções distintas da Contabilidade”, comenta.

Cris é casada há 24 anos com Maurício Gonçalves, com quem teve sua primeira e única filha: Crislayne Gonçalves, de 23 anos. Antes de se tornar secretária Cris atuou como recepcionista durante um longo período, até surgir a primeira oportunidade para ingressar no ramo dos dias de hoje. Em 2002 ela passou a trabalhar como secretária do Dr. Marcos Antônio Cordeiro, permanecendo no cargo por um ano e oito meses. No último semestre de 2003 foi contratada para atuar no consultório do Dr. Rubens Marcos Cherobin, dando início a uma história que perdura há 14 anos.

“Me sinto parte da história do consultório do Dr. Rubens. Aqui me sinto realizada e sou tratada extremamente bem. Ganhei uma segunda família”, ressalta.

Como qualquer outro profissional, Cris tem grandes responsabilidades na função de secretária. Durante a rotina de trabalho exerce muitos ofícios:

“Meu trabalho não se resume em apenas ficar sentada recepcionando os pacientes. Faço muitas coisas e estou sempre focada em dar o meu melhor para agradar as pessoas que frequentam o consultório. E com muitos pacientes acabei fazendo amizade”, relata.

A secretária Cris afirma ser uma mulher realizada profissionalmente e pessoalmente. Do seu ponto de vista, o segredo para o sucesso na carreira de secretária é gostar da profissão. Ela não apenas gosta como também se declara apaixonada:
“Eu amo o que faço. Não me vejo mais sem meu trabalho. Não há nada melhor do que acordar sabendo que vou trabalhar com o que me faz feliz”, enfatiza.

Homenageando a vocação
Prestativa, amiga dos pacientes, sorridente, batalhadora. Cristiane é, sem dúvidas, uma mulher de muitas qualidades. Nessa passagem especial em que o Jornal Razão homenageia os profissionais desta área, Cris deixa um conselho as futuras secretárias através de uma singela mensagem:
“Sabemos que algumas meninas ainda não estão preparadas para a profissão. Por isso, digo: vejam bem se é realmente esse o ramo que vocês desejam seguir, porque para ser secretária é imprescindível atender bem as pessoas. O público necessita do auxílio correto, para tirar todas as dúvidas e falar bem do seu trabalho. Se você pretende ser secretária, dê o seu melhor e faça com amor”.

Fotos: Lorran François Barentin/JR