09/08/2017 às 11h11 - Atualizado em 09/08/2017 às 12h04

Sábado tem teatro do SESC no Leda Regina

Descrito pela mitologia grega como “o rio do esquecimento, aquele que apaga nos homens as suas vidas passadas”, “Lete” dá nome ao espetáculo que a Beradera Companhia de Teatro, de Rondônia, apresenta gratuitamente em seis cidades catarinenses, no circuito nacional Palco Giratório Sesc 2017. Concebida em 2013, a montagem propõe uma reflexão sobre os diversos ciclos migratórios que moldaram a cidade de Porto Velho ao longo da história, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas. A peça estreou pouco antes da cheia histórica do rio Madeira, em 2014, que ultrapassou em dois metros a última marca registrada e afogou comunidades ribeirinhas inteiras.

O espetáculo carrega impressos de sentimentos sobre as vozes não alcançadas dos atingidos pela enchente e a memória dissipada nas águas velozes e violentas do rio. A peça lança luz sobre as vozes não ouvidas nestes processos econômicos e evidencia a memória que se esvai nas águas velozes e violentas do rio. Quatro atores-narradores se revezam em mais de vinte personagens em uma trama construída sobre cem anos de história concentradas em uma. As músicas que compõem a trilha sonora do espetáculo foram desenvolvidas a partir de referências no trabalho de ribeirinhos, principalmente da comunidade de Nazaré, onde está localizado o instituto Minhas Raízes.

As apresentações são gratuitas e acontecem em Tijucas (12/08), Brusque (14/08), Rio do Sul (16/08), Lages (18/08), Urubici (21/08) e Florianópolis (24/08, no Festival Palco Giratório). A programação detalhada com locais e horários pode ser consultada em  https://sesc-sc.com.br/evento/3586/null .

Espetáculo: “Lete”, da Beradera Companhia de Teatro – Rondônia.
Data: 12/08 (sábado)
Horário: 18h
Local: Anfiteatro Leda Regina
Classificação etária: 12 anos