nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 24 de outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


POLÍTICA

É dada a largada para as eleições municipais de 2020

Nada mudou

 Segundo a Lei Eleitoral os partidos e coligações tinham até o último dia 26/9 para promover os registros de candidaturas de seus candidatos. Ou seja, ainda poderia ter havido alguma surpresinha de última hora. O que ocorreu, na verdade, é que as 5 candidaturas foram mantidas. Fato inédito em Tijucas a disputa da prefeitura por 5 candidatos a prefeito.

Bete

 A atual vereadora Elizabete Mianes da Silva, a Bete, PSB/40, que desistiu de disputar seu 7º mandato consecutivo continua sendo assediada por candidatos à Câmara. Informações de bastidores dão conta que Maickon Sgrott receberá seu apoio.

Ney da Tijusat 1

 O candidato do PSC/20, Sidney Machado, mais conhecido por Ney da Tijusat, apresentou no prazo previsto em lei sua proposta de governo para o período 2021-2024. Uma falha na interpretação por parte de todos nós da Imprensa havia concluído que Ney não entregou o seu plano. Ocorre que à Justiça Eleitoral cabe analisar a documentação entregue e colocar á disposição da população.

Ney da Tijusat 2

 O candidato Ney em seu plano de governo evidenciou a fé e a religião. Está escrito lá no plano logo no início: "o cidadão que vai a igreja é o mesmo que tem necessidade de escola, moradia, segurança, saúde, emprego, transporte, hospital, coleta de lixo, previdência, etc., direitos estes administrados pelo sistema político". Por certo Ney deseja entregar sua mensagem em uma motivação voltada aos princípios religiosos.

Plano do PL

 O Plano de Governo do candidato Adalto Gomes (PL/22) destaca que "esse plano de governo busca apresentar uma nova forma de gestão para a cidade de Tijucas, onde o planejamento e a gestão participativa serão as suas principais marcas. Nesta gestão serão priorizados a transparência, o desenvolvimento econômico e sustentável, a segurança, o emprego, a saúde e a educação, como forma de proporcionar um presente e garantir um futuro com cidadãos conscientes, participativos e com famílias saudáveis". Participação popular continua sendo a tônica do candidato Adalto Gomes.

PT

 O fato do PT não disputar as eleições em Tijucas causou muito buzumzum no meio da rapaziada que curte uma especulação. Após espinafrar os antigos líderes do PT de Tijucas a atual direção indica que não apoiará nenhuma candidatura ligada ao Bolsonarismo. Analisando as candidaturas que estão lançadas, resta evidente que ninguém receberá o apoio dos vermelhinhos. E dizer que em 2008 e 2012 o PT de Tijucas lançou candidaturas a prefeito! O partido, literalmente, caiu pelas tabelas!

Não é mais 1

 Em áudio que circula nas redes sociais o coordenador da campanha do candidato Adalto Gomes, o estrategista Edijalma Matos, avisa que largou a coordenação da campanha e que estaria se desfilando do PL. Os motivos não são apresentados no áudio, mas suspeita-se que houve desentendimentos na condução dos trabalhos.

Não é mais 2

 Agora parece que há uma disputa entre os candidatos do MDB/15, Fernanda Melo e Thiago Peixoto do PDT/12 pelo apoio de Edijalma Matos. Se o candidato do PDT trouxer Edijalma para a coordenação de sua campanha, quebrará a promessa e rasgará o discurso, pois tem afirmado que representa o novo, o moderno. Edijalma pode, inclusive, levar consigo uma leva de candidatos a vereadores do PL/22, provocando uma baixa na nominata do partido.

Casa da Agrônomica 1

 Representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) estiveram na Casa D'Agronômica, em Florianópolis, no começo da manhã de quarta-feira (30). O local é a residência oficial do governador de Santa Catarina, onde atualmente mora Carlos Moisés da Silva. O MPF cumpriu no local um mandado de busca e apreensão. A autorização judicial foi concedida pelo STJ. O motivo é a compra dos 200 respiradores pelo governo de Santa Catarina. O nome da operação é Pleumon.

Casa da Agrônomica 2

 O contrato sob suspeita movimentou R$ 33 milhões, na compra feita junto à empresa Veigamed. Ao STJ, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou que as buscas são necessárias para aprofundar as investigações e para verificar se a ordem de pagamento antecipado partiu do governador Carlos Moisés. Além disso, os investigadores apuram se houve lavagem de dinheiro decorrente da prática do crime antecedente contra a administração pública, mediante ocultação e distanciamento da origem dos recursos públicos desviados da compra de respiradores.

Campanha morna

 Como já era esperado as campanhas estão apenas nas redes sociais. Por conta da pandemia os candidatos terão que ter muita criatividade, em uma eleição que, ao que tudo indica, não contará com comícios e nem caminhadas, exigindo dos marqueteiros de plantão muita criatividade e imaginação.

Carro de som

 Pois não é que a Justiça Eleitoral limitou o uso do velho e bom carro de som? O carro de som não pode ser utilizado isoladamente, ou seja, carro de som somente em carreata. E se o candidato for o motorista do carro de som? Também não pode. E olha que a multa não é pequena, começa com mais de 5 mil reais.

Plano 15

 A candidata do MDB/15, Fernanda Melo Bayer apresentou seu plano de governo à Justiça Eleitoral destacando que vai "praticar uma gestão inovadora e descentralizada, que utilize princípios do planejamento estratégico, participativo e do conceito de Cidade Inteligente, Inteligência Artificial, e aplicativos que facilitem a prestação dos serviços públicos.

Plano 12

 Já o candidato Thiago Peixoto dos Anjos do PDT/12 destaca em seu plano de governo que "a gestão pública efetiva é mais do que um conceito, é a forma de administrar do Governo Tiago Peixoto, unindo, em um binômio perfeito, a técnica com a política, com honestidade, competência, ética, controle dos gastos públicos e humanização no trato com a sociedade e servidores que gerenciam a máquina administrativa pública".

Plano 55

 O plano de governo do candidato a reeleição professor Eloi Rocha destaca que "o lema da nossa campanha será Para Frente Tijucas, porque entendemos que não há tempo a perder. Todos nós que aqui nascemos (o meu caso) ou mesmo todos aqueles que escolheram Tijucas para viver (como exemplo tenho o meu vice), sabem que somente com o esforço redobrado poderemos enfrentar as dificuldades que virão. As muitas obras realizadas, os inúmeros serviços implantados, não servirão de escudo para o enfrentamento da realidade atual. Tijucas e o seu povo necessitam de um olhar ainda mais abrangente. As crianças e os jovens aspiram uma cidade ainda mais pujante, com qualidade de vida e oportunidades".

Vereadores

 A lista final registrada pelos partidos políticos em Tijucas indica 122 candidatos à Câmara de Vereadores. Na última hora vários partidos inscreveram candidatos e a quantidade de candidatos subiu acentuadamente. A coligação "Para Frente Tijucas" lançou as maiores chapas, totalizando 48 candidatos.

Canelinha

 A eleição em Canelinha será disputada pelo atual prefeito, Moacir Montibeler MDB/15, o ex-prefeito Antônio da Silva PP/11 e pelo estreante Diogo Maciel PSL/17. A lista de candidatos a vereadores é composta de 50 nomes.

São João Batista

 Em São João Batista também choveu candidato a prefeito, totalizando 5 nomes. Betinho Souza CIDADANIA/23, Estevan PL/22, Pastora Fernanda PSC/20, Predoca MDB/15 e Zunino PT/13, disputarão os votos dos eleitores batistenses. Já a disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores será realizada por 123 nomes. A Capital dos Calçados superou Tijucas no número de candidatos a vereadores.

Major Gercino

 Em Major Gercino a disputa ficará entre o atual prefeito Valmor do Pita PSL/17 e João David do PODEMOS 19. Já a disputa para sentar em uma das cadeiras da Câmara de Vereadores será disputada por 33 candidatos.

Nova Trento

A disputa em Nova Trento será entre MAX PP/11, Pastor André Costa PSC/20 e Tiago Dalsasso MDB/15. Max é o candidato da situação apoiado pelo atual prefeito Gean Voltolini. Para sentar na cadeira da Casa do Povo 37 nomes disputam as vagas.

Porto belo

 Na cidade de Porto Belo a disputa será entre o atual prefeito Emerson Stein MDB/15 e Romário da Farmácia do Republicanos 10. A disputa por uma cadeira no Legislativo envolverá 57 nomes.

Itapema

 Em Itapema a atual prefeita Nilza PSD/55 disputará a reeleição com mais 3 nomes: André de Oliveira PODEMOS/19, Coronel Feres PL/22, Matiolo PT/13. Já para a Câmara Municipal 160 nomes disputam as vagas.

Bombinhas

 Em Bombinhas a disputa será entre o atual prefeito Paulinho DEM/25, Mário Pera PSDB/45 e Sub Tenente Clodomar PL/22. Já a disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores será realizada por 63 nomes.

Pesquisas

 Parece que os candidatos já estão de olho nas movimentações do eleitorado. Pesquisas devem ser feitas na cidade semanalmente pelos mais diversos partidos. Há quem diga que em uma semana pode haver coletas de até 2 institutos. Todos os candidatos desejando medir a temperatura de votos.

MDB/12

 Na semana passada informamos que há um grupo de históricos membros do MDB que estão integrados na candidatura de Thiago Peixoto e não pensam em dar sustentação à campanha da vereadora e candidata do partido Fernanda Melo. Importantes lideranças do MDB informam que tal informação não é verdadeira e que o partido segue forte e unido.

Não é novo

 O candidato Thiago Peixoto que se auto intitula de "novo" pode ter problemas com o Partido NOVO/30. Isso ocorre porque as cores do Partido NOVO, laranja, estão sendo utilizadas pela coligação encabeçada pelo candidato Brizolista.

Debates

 O Jornal Razão está promovendo um grande debate com todos os candidatos a prefeito da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda. Kaiann Barentin será mediador. As datas são as seguintes: 21/10 (Porto Belo), 23/10 (Nova Trento), 28/10 (Bombinhas), 30/10 (São João Batista), 04/11 (Itapema), 06/11 (Canelinha), 11/11 (Governador Celso Ramos) e 13/11 (Tijuca). No dia 15/11 á partir 14h, inicia a cobertura jornalística das eleições em toda região.

Hora da verdade outra vez

 Na edição passada informamos que muitos candidatos a vereador foram iludidos por lideranças partidárias de que haveria dinheiro do Fundo Eleitoral para essas eleições. O fato é que muitos deles estão aguardando o tal dia que o dinheiro vai vir. Alguns ainda estão acreditando que ao abrirem a conta para movimentar os recursos das eleições o dinheiro será depositado. O negócio é esperar, pois o prazo para abertura das contas está expirando.

Santinho camarão

 Circula nas redes sociais o tal pedido de voto "camarão" onde o candidato a vereador pede voto para si e despreza o pedido de voto para o candidato a prefeito. Conhecido como "voto camarão", pois despreza a cabeça, a prática é velha e surrada. Cabe aos partidos fiscalizarem essa prática vergonhosa e desleal.

Lançamento das campanhas

 Os olhares agora se voltam para a forma como os partidos irão lançar as candidaturas de prefeito, vice e vereadores. PSD/55 e MDB/15 parece se estudarem, um aguardando o outro para lançar o barco na água. A experiência mostra que mais importante que iniciar é iniciar bem e organizado.

Asfaltaço 1

 O asfalto na avenida Beira Rio segue firme e forte. A primeira camada já está nas imediações do prédio da Câmara de Vereadores. Usuários têm postado vídeos nas redes sociais comemorando o tapete preto.

Asfaltaço 2

 Outra avenida que também está recebendo a primeira camada de asfalto é a Emília Ramos, mais conhecida por P4. Uma das faixas de rolamento deve ser liberada na próxima semana para alegria de todos os usuários.

Asfaltaço 3

 Outra obra com pavimentação asfáltica que deve ser liberada é a repavimentação da avenida Bayer Filho. A empresa vencedora da licitação deve assinar contrato após o prazo previsto na lei para recursos. A empresa vencedora foi a Qualidade Pavimentação LTDA com o preço de R$ 1.330.749,80. No total 6 empresas disputaram a obra.

Asfaltaço 4

 Outra obra de asfalto também já está sendo licitada é a de contratação de empresa especializada para o fornecimento de materiais e serviços de engenharia para execução de pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, terraplanagem e sinalização da estrada geral da Itinga. A licitação está agendada para o dia 9/10.

25 que é bom

 Filho do ex-prefeito Uilson Sgrott, o candidato a vereador Maickon Sgrott, lançou paródia da música original da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano Mexe-Mexe Que é Bom, na ânsia de auferir votos dos saudosistas que foram embalados pela famosa "25 Que é Bom", maior hit da história política de Tijucas no início dos anos 2000.

 Pensei...pensei... pensei...

O depredamento dos bancos da Praça Osnildo Lopes, no bairro da Praça, possuem alguma relação com o pleito marcado para o dia 15 de novembro? A Polícia Civil já possui alguma pista do caso? 





ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.