nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 24 de outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


POLÍTICA

Debater é preciso!

Com equipamentos de alta qualidade e cenário virtual, os debates promovidos pelo Jornal Razão serão essenciais para que o eleitor possa votar com consciência e segurança.

Por Kaiann Barentin 

 Os debates são uma ótima oportunidade para que candidatos apresentem suas propostas. Ao lado do horário eleitoral gratuito, eles têm a capacidade de fazer com que os eleitores conheçam ainda mais seus candidatos. Estes eventos se tornaram comuns no Brasil nas últimas eleições, tendo começado logo após a redemocratização do País, na década de 80. A prática já existia nos Estados Unidos, por exemplo. Consultando a história daquele País, verifica-se que o primeiro debate político com presidenciáveis ocorreu em 1960, entre o democrata John Kennedy, um jovem senador católico ainda pouco conhecido nacionalmente, e o veterano político republicano Richard Nixon. Foi o primeiro debate televisivo entre candidatos à Casa Branca e consagrou o formato de debates que temos até hoje. Segundo cientistas políticos, John Kennedy se mostrou mais bem preparado e com melhor atuação durante o evento, saindo do debate praticamente eleito. 

 Seguindo a tradição, no último dia 29 o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump se enfrentaram diretamente pela primeira vez durante esta campanha eleitoral, num debate promovido pela Fox News.

 Sem dúvida, os debates eleitorais possuem muita relevância, e por diversos motivos. Importante destacar que, por conta das restrições sanitárias impostas pela COVID-19, os comícios não serão realizados no formato que conhecemos. Assim, é no debate que o eleitor conseguirá avaliar o desempenho e a desenvoltura de cada candidato.

Além disso, com campanhas mais curtas e menos recursos disponíveis para gastar, alguns candidatos enfrentam dificuldades para divulgar suas propostas, encontrando nos debates uma excelente oportunidade de conversar com o eleitorado.

 Por fim, o debate eleitoral é o momento da campanha em que os candidatos estão mais expostos, sendo possível conhecê-los de uma forma que não seria possível por meio de propagandas ou textos escritos por marqueteiros. Nas propagandas, por exemplo, o candidato é anteriormente preparado para que transmita uma boa imagem, recebendo atenção exclusiva de quem assiste. Já num debate, essa atenção é dividida com os adversários e os temas são sorteados durante sua realização. Assim, um candidato pode se sair muito bem, ou muito mal. Tudo depende de sua capacidade.

 O improviso é um dos elementos que faz do debate um momento muito especial, já que os candidatos têm grandes chances de serem pegos de surpresa. Além de equilíbrio emocional e de propostas consistentes, é preciso muita prática para elaborar boas respostas.

 Há alguns dias, a candidata a prefeita de Florianópolis, Angela Amin (PP), divulgou vídeo em suas redes sociais criticando o fato de que as emissoras de rádio e televisão com cobertura na Capital decidiram não realizar os tradicionais debates entre os prefeituráveis. Na visão da pepista, a decisão da imprensa florianopolitana não se coaduna com os princípios democráticos e seria uma estratégia do atual prefeito e candidato à reeleição, Gean Loureiro (DEM). Tal qual Bolsonaro em 2018, Gean quer evitar o confronto direto e aproveitar a boa posição que vem ostentando nas pesquisas eleitorais.

 Dada a relevância, nestas Eleições, o Jornal Razão, veículo de comunicação com quase três décadas de atuação no Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda, inovará mais uma vez, realizando debates entre os prefeituráveis de Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Bombinhas e Itapema. Os eventos serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais do JR, diretamente do novo estúdio da empresa, em Tijucas. Com equipamentos de alta qualidade e cenário virtual, os debates promovidos pelo Jornal Razão serão essenciais para que o eleitor possa votar com consciência e segurança.





ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.