nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 24 de outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


POLÍTICA

DESAFIO 2020: A corrida pelo voto

Na arrancada Fernanda e Thiago tentam colar em Elói

Desafio verde 1

Na semana passada afirmamos que o grande desafio de Fernanda Melo é inflamar a periquitada e colocar a campanha na rua no final desse mês de setembro, tendo que exercer uma vigilância simétrica em relação aos apoios no polo oposicionista liderados pela novidade da eleição, a dupla Thiago dos Anjos e Paulinho Severiano PDT/12/PSL/17. Fernanda sabe que na arrancada mais importante que colar em Eloi é não deixar Thiago assoprar no seu cangote.

Desafio verde 2

Só para lembrar, nas eleições estaduais de 2018, o candidato do MDB, Mauro Mariani, ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo, incluindo na cidade de Tijucas. Nomes de cintilante plumagem emedebista já hastearam a bandeira do candidato do PDT/12 e tendem a enfraquecer o projeto do MDB. Se isso ocorrer, Fernanda pode imitar Mariani e patrocinar um fiasco eleitoral.

Convenções 1

Não se sabe se por estratégia ou pelo simples fato do dia 15 ser um dia especial para o MDB, o fato é que o partido que tem a vereadora Fernanda Melo Bayer como cabeça de chapa tomou todas as luzes dos holofotes para si. Como tem convecção marcada para o penúltimo dia do prazo fatal, todos desejam saber quem será o vice na chapa emedebista.

Convenções 2

Há quem aposte em chapa pura e até mesmo uma coligação com o CIDADANIA/23. Há, no entanto, rumores fortíssimos que o MDB/15 tenha salvado um bote a deriva no Rio Tijucas. Se tal fato for verdadeiro, a coligação será entre MDB/15 e PL/22, com Adalto Gomes compondo a chapa como vice de Fernanda Melo.

Convenções 3

Observadores da cena política fazem referência ao pleito de 2004 quando o partido de Adalto Gomes (PT) cedeu o vice para o MDB, elegendo Elmis e Roberto Vailati. O casamento durou menos de dois anos e a experiência não foi das melhores, com o time petista sendo despejado da prefeitura pela porta dos fundos. O fato é que 16 anos depois muitos dos atores daquele episódio estão alinhados, sentados à mesma mesa com objetivos comuns.

Coligação pronta 1

Está fechada e lacrada a coligação entre PSD/55, PP/11, PODEMOS19 e PSB/40. Roberto Vailati teve que arregar após a executiva do partido não lhe dar respaldo para outro projeto que não fosse levar o "Partido da Pombinha" para dormir abraçadinho com Professor Eloi e Sérgio Coisa Querida.

Coligação pronta 2

O grande problema do PSB/40 reside no fato da vereadora Elizabete Mianes da Silva ter trocado o PSD pelo PSB com promessas de uma candidatura a vice na coligação liderada por Eloi. Ocorre que o Presidente do PSB Roberto Vailati costurou a candidatura a vice na chapa do PSD/55, com a única diferença do nome do partido ser o seu nome. Ou seja, vendeu sonho e deixou a Pombinha sem condições de voar mais alto.

Coligação pronta 3

Bete Mianes que iria disputar seu 7º mandato não gostou da brincadeira de mau gosto e agora está propensa a não disputar o pleito, fazendo o Partido da Bombinha temer por não ter cacife para eleger um único vereador. Com a desistência de Bete muitos outros candidatos podem não disputar, enfraquecendo o projeto de reeleição da vereadora Deda, cunhada de Vailati.

Os prefeituráveis

O entrevistado de logo mais à noite no Programa "Os Prefeituráveis" é André Oliveira, pré-candidato à prefeitura de Itapema pelo DEM/25. Caberá ao Kaiann Barentin fazer as perguntas que o povo de Itapema deseja saber. O programa "Os Prefeituráveis" inicia às 20h.

Peso pesado 1

O ex-prefeito Uilson Sgrott do PP/11 calçou o sapato e está na estrada em busca de votos para o filho, o jovem Maickon Sgrott. É notória a capacidade de mobilização de Sgrott em busca de votos para o filho. Portas e mais portas tem sido abertas diariamente pelo pai em favor do projeto de eleição do filho.

Peso pesado 2

Quem também está garimpando votos para o filho é o sempre lembrado ex-vereador Adir Arnaldo Correia, popular "Bigode". Claudemir Correia, o "Bigodinho", tem sido visto junto do pai num grande frenezi por votos. Só para lembrar, Bigode sempre teve sua base eleitoral no bairro Itinga e Claudemir tem sido visto no bairro com frequência.

Não vai de novo

Maurício Melo do Porto da Itinga, filiado ao PSB/40, uma vez mais não será candidato a vereador. Desistiu outra vez! Aos amigos tem dito que não servirá de escada para ninguém. Aguardemos 2024!

Pode não ir

Quem também estuda a hipótese de não ser candidato pelo "Partido da Pombinha" é o ex-vereador Paulo Sartori. Paulinho tem avaliado o quadro e feito a leitura que é muito difícil o PSB/40 eleger 2 vereadores. Temeroso de ficar na estrada outra vez, pondera com elegância a candidatura.

Ney da Tijusat

O pré-candidato a prefeito Ney da Tijusat tem buscado apoio para o seu projeto em todos os lugares. Com uma proposta clara de levar consigo os eleitores do presidente Bolsonaro, Ney espera surpreender no estilo comandante Moisés. Diz ter pesquisas que o colocam como o novo dessa eleição, com apoio da juventude e de eleitores de extrema direita. O tempo dirá que Ney está delirando!

Coisa querida 1

A coluna noticiou com exclusividade que Sérgio Cardoso, o "Coisa Querida", seria o vice do professor Eloi e que o alcaide não pensava em outro nome para compor de vice na chapa do PSD/55. Muitos nomes foram lançados numa tentativa de enfraquecer o projeto de Cardoso. O que não sabiam os "lançadores" é que Eloi dormia e acordava pensando em Coisa Querida. Como o prefeito tem o respeito de todos que o rodeiam, prevaleceu sua vontade.

Coisa querida 2

Na entrevista que Coisa Querida concedeu à Kaiann Barentin no programa "Os Prefeituráveis" o que não faltou foi afagos em comentários dos mais diversos partidos. Nenhum foi tão forte quanto o do presidente do PSB/40, Roberto Vailati, que abriu o voto para chapa composta por dois nomes do PSD/55.

Limite de gastos eleições 2020 parte 1

Tendo em vista o limite de gastos fixado pelo TSE para as eleições de 15 de novembro, quando na cidade de Tijucas os candidatos a prefeito poderão gastar até R$ 166.179,20 (cento e sessenta e seis mil centos e setenta e nove reais e vinte centavos) e os candidatos a vereador até R$ 29.083,91 (vinte e nove mil e oitenta e três reais e noventa e um centavos), a pergunta que está sendo feita por muitos é; de onde virá o dinheiro?

Limite de gastos eleições 2020 parte 2

A coluna já registrou o fato lá no mês de julho que muitos nomes aceitaram a candidatura a vereador na esperança de receberem recursos do Fundo Eleitoral. Naquela oportunidade já prevíamos que quase ou nada de dinheiro chegaria para os candidatos. Ocorre que muitos presidentes de partidos apresentaram números próximos a 20 mil reais. Com um olho nas urnas e outro na nova geladeira, muitos candidatos estão certos que o dinheiro chegará.

Briga boa

O bairro da Itinga terá uma disputa acirrada pelos votos dos eleitores ao cargo de vereador. Erivelto "Danone" PDT/12, Claudemir "Bigodinho" PSD/55 e" Paulo Doralicio" PP/11, prometem duelar voto a voto no pleito que se avizinha. Com asfalto saindo do forno, ampliação do Posto de Saúde e da reforma da escola, parece que os nomes do PSD e PP têm a preferência pelo fato de serem aliado do atual prefeito e executor das obras.

Contadora precavida

A contadora responsável pela prestação de contas das campanhas da maioria dos partidos políticos nessas eleições tomou uma atitude inusitada; não entregará folhas de cheques aos candidatos por conta de um evento ocorrido nas eleições de 2008, quando um candidato a vereador foi em uma "casa de pouca fé" durante a madrugada e pagou os serviços carnais com uma folha de cheque da campanha. O fato deu uma puta (perdão pelo trocadilho!) dor de cabeça à contadora que desde lá se mantém precavida.

Estratégia

A dupla Thiago Peixoto e Paulinho Severiano enxergam como estratégia para vencerem as eleições o novo, a mudança. O departamento de marketing da campanha idealiza um quase "Mudar Faz Bem" criado pelos marqueteiros da campanha do professor Eloi em 2016. O fato também a ser levado em consideração é o que os mesmos estrategistas de 2016 vão aprontar para 2020. A expectativa é grande, pois a dupla já está na labuta.

Medindo a febre

O empresário Geremias Telles Silva costuma contratar pesquisas eleitorais para consumo do partido e para que o mesmo possa "medir a febre" do eleitorado. Em 2016 a pesquisa contratada pelo dono da COMPARTS foi quem "mediu" com exata certeza o desejo do eleitor e mostrou que a mudança era forte e sem volta. Em época de termômetro para todo lugar que se entra, não estranhem se verem Geremias com um termômetro em punho medindo a febre de todos que entrem na cidade.


Pensei, pensei, pensei...

Teria o PSB/40 conseguido da dupla do PSD/55 a garantia de que sendo vitoriosos no pleito o "Partido da Pombinha" comandaria e Secretaria de Ação Social?


O pré-candidato a prefeito Andre Oliveira, (PODEMOS), de Itapema, será o entrevistado nesta sexta-feira (11), às 20h em 'Os Prefeituráveis'. Confira através do link: https://bit.ly/333kw9m




ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.