Quem somos

Em 18 de agosto de 1985 um fato mudou o destino de um homem. Numa noite de muita neblina, quatro jovens de Tijucas sofreram um acidente de carro na BR 101, ninguém morreu, mas um deles ficou cego, aos 19 anos.

Para um cego haveria uma imensidade de opção de trabalho, porém o jovem cego inventou de ser jornalista. Escreveu para vários periódicos e 10 anos depois, em 04 de maio de 1995, junto com sua esposa Araci e a mãe Nazi, lançou o jornal de maior longevidade da história de Tijucas, uma das mais antigas cidades do Estado. Intitulado “A Razão”, o jornal era um periódico mensal, com tiragem de 1000 exemplares, distribuídos gratuitamente em Tijucas. O público gostou, a tiragem aumentou e em 2005 já eram 6000 exemplares de graça. Naquele ano, depois de um novo dramático acidente de trânsito envolvendo o casal de proprietários, o jornal passou a ser semanário. A dona do jornal foi atropelada por uma moto empinada e a mais de 100 km/hora.

Mesmo assim não desistiram do sonho de se tornar um jornal semanal. E o desejo se tornou realidade. Hoje o Jornal Razão circula em Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Porto e Bombinhas.

PÚBLICO ABRANGIDO

Por 10 anos o Jornal Razão era distribuído em pontos estratégicos e nesse período foi possível avaliar onde havia maior aceitação. Quando a empresa iniciou o programa de assinaturas foi possível confirmar o que já se sabia: os assinantes eram pessoas de meia idade em diante. Os jovens liam o jornal, mas não assinavam e então, para atingir o público jovem, em 2010 o Jornal Razão iniciou o desenvolvimento de um site, que aos poucos vem se tornando um dos de maior acesso do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda. A palavra chave é “credibilidade”.

Hoje, com uma estrutura multiplataforma, os assinantes cibernéticos superam, em muito, os assinantes do jornal impresso. Da habitual tiragem de 6000 exemplares 50% fica em Tijucas, entre assinantes e bancas, e o restante vai para as cidades vizinhas.

DESTAQUES E RECONHECIMENTOS

A grande referência do Jornal Razão é um projeto gráfico elaborado a partir de uma análise de todos os grandes jornais do planeta, impressos e virtuais, a abordagem de temas atuais e de interesse da coletividade regional, somada a preocupação em resgatar a história e preservar valores da sociedade regional. Uma demonstração disso são os vários livros, documentários, revistas e cadernos especiais produzidos pela equipe do jornal ao longo desses 20 anos. Em 2013 conquistamos o primeiro lugar no concurso criado pela FENABRAVE-categoria motos, com um documentário intitulado “Por Uma Nova Consciência no Trânsito”. Nossa galeria de troféus brilha com a presença dos prêmios Pena de Prata e Pena de Bronze da ADJORI-categoria Publicidade e Propaganda, concedidos em dois congressos da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina.