Pesquisa eleitoral irregular em Palhoça é suspensa após manobra suspeita de instituto de pesquisa

Por Redação

Publicado em 05/10/2024 11h42 | Atualizado há 39 dias

Uma polêmica tomou conta da corrida eleitoral em Palhoça após uma pesquisa, cercada de falhas graves, ser suspensa pela Justiça Eleitoral. O instituto de pesquisa Data X, que já havia registrado um plano amostral completamente errado, com dados de Guaraciaba (outra cidade) agora tenta justificar o erro com uma “correção” às pressas, mas os problemas só aumentaram.

O juiz Murilo Leirião Consalter agiu rápido e impôs a suspensão da divulgação da pesquisa, que claramente violava a legislação eleitoral. Segundo a coligação, o plano amostral corrigido continuava sem atender às exigências, como a ponderação sobre o rendimento dos entrevistados, algo obrigatório e essencial para dar credibilidade ao levantamento.

Mesmo após a proibição judicial, o portal Portal Palhoça desrespeitou a decisão e publicou a pesquisa. A coligação prontamente entrou com uma nova ação e o juiz, mais uma vez, determinou a remoção da pesquisa do ar.

Essa manobra levanta dúvidas sobre a confiabilidade desses dados. O instituto Data X, já envolvido em erros grotescos, e o Portal Palhoça terão que explicar por que ignoraram a lei e desrespeitaram uma decisão judicial clara.

Vídeos do Logo

Logo Mais Lidas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.