Um homem de 27 anos morreu e outro foi preso durante uma ação da Polícia Militar na noite de quinta-feira (9), por volta das 22h40, na Rua dos Pinhais, bairro Bortolon, em Xanxerê. A intervenção foi motivada por denúncias de perturbação de sossego em uma residência. Um agente ficou ferido no confronto, mas foi liberado após atendimento médico.
Segundo informações, quatro homens visivelmente embriagados estavam na residência denunciada. Durante a abordagem, dois deles demonstraram comportamento agressivo, recusando-se a obedecer as ordens da guarnição e atacando os policiais. Os agressores chegaram a arremessar tijolos contra os agentes, ferindo um policial na cabeça e no olho esquerdo.
Diante da violência, a polícia utilizou inicialmente tonfas e balas de borracha para conter os suspeitos, mas essas medidas não foram suficientes para dispersar os agressores. Após o policial ser atingido, foi necessário o uso de arma de fogo. Dois disparos atingiram um dos homens de 27 anos, que foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O segundo homem agressivo, também de 27 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde os procedimentos legais foram adotados. Os outros dois homens que estavam na residência não apresentaram resistência.
De acordo com a polícia, o homem que morreu possuía antecedentes criminais por desobediência, resistência e desacato, além de um termo circunstanciado recente registrado contra ele.