A Prefeitura de Chapecó demonstrou solidariedade ao anunciar o envio de um comboio com máquinas, caminhões e uma equipe de apoio para auxiliar as cidades do litoral catarinense afetadas pelas intensas chuvas desta semana. A saída está programada para a madrugada deste sábado (18), com destino inicial a Balneário Camboriú.
O prefeito João Rodrigues ressaltou a importância da ação, destacando a rápida mobilização da equipe. “Assim como estivemos ao lado do povo gaúcho no ano passado, agora é hora de apoiar nossos conterrâneos catarinenses que enfrentam dificuldades com as chuvas. Vamos contribuir na limpeza e na recuperação dos estragos”, afirmou Rodrigues, que visitou nesta sexta-feira um ginásio em Itapema onde estão abrigados indígenas de Chapecó que estavam no litoral comercializando artesanato.
O comboio partirá às 4h da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana de Chapecó, com previsão de chegada em Balneário Camboriú às 17h. A operação conta com duas escavadeiras hidráulicas (PCs) e uma retroescavadeira transportadas em caminhões-prancha, quatro caminhões caçamba, um caminhão-pipa, um veículo da Guarda Municipal para escolta e outro da Defesa Civil.
Para coordenar a missão, o prefeito em exercício Valmor Scolari reuniu-se emergencialmente nesta sexta-feira com autoridades municipais, incluindo o secretário de Obras Luiz Paulo Carraro, o secretário de Governo Adair Niederle, o secretário de Segurança Pública Clóvis Ari Leuze, o diretor de Segurança Pública Roger Lima, o coordenador da Defesa Civil Walter Parizotto e a diretora de Serviços Urbanos Margarete Farezin.
Ao todo, cerca de 20 servidores municipais integrarão a equipe destinada a prestar apoio nas ações de limpeza e recuperação das áreas atingidas no litoral catarinense.