Motoristas que transitavam pela BR-101, no município de Sangão, flagraram uma prática ilegal e ousada por parte de alguns turistas. Para escapar das multas de radares eletrônicos, condutores foram vistos utilizando fitas adesivas para modificar os caracteres das placas de seus veículos.
A tática consiste em alterar números e letras, dificultando a identificação correta dos automóveis pelos sistemas de monitoramento. A ação criminosa foi registrada por outros motoristas, que denunciaram o esquema.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a adulteração de placas é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e até apreensão do veículo. Em casos mais graves, a prática pode ser enquadrada como crime, com pena de reclusão de três a seis anos.
As autoridades alertam que fiscalizações estão sendo intensificadas para coibir esse tipo de fraude.