A companhia de circo teatro de lona mais antigo de Santa Catarina se apresentará em 10 cidades da Grande Florianópolis a partir deste domingo, com o espetáculo “Birita na casa dos fantasmas”.
As apresentações serão realizadas de modo gratuito, pois fazem parte da agenda do Programa de Integração e Descentralização da Cultura (IDC), uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que prevê a realização espetáculos gratuitos em diversas cidades do estado, com o intuito de proporcionar a circulação da cultura catarinense.
A abertura das apresentações acontecerá neste domingo (22), às 20h, no Circo Teatro Biriba, instalado na Avenida Paulo Bayer, no centro.
Confira o cronograma das apresentações:
-23/05/22, em Alfredo Wagner às 15h, local: Sociedade Recreativa União Clube;
-24/05/22, em São João Batista às 19h, local: Fundação Municipal de Cultura Funjuve;
-25/05/22, em São Pedro de Alcântara, às 19h, local: Salão Paroquial da Igreja Matriz;
-26/05/22, em Canelinha às 14h, local: Centro de Eventos Municipal;
-27/05/22, em Nova Trento às 14h, local: Escola de Educação B. Francisco Mazzola;
-30/05/22, em Palhoça às 20h, local: Projeto Siao;
-31/05/22 em Major Gercino às 15h, local: Salão Paroquial;
-01/06/22 em Biguaçu às 15:30h, local: Escola Fernando B. Viegas de Amorim;
– 02/06/22 em Governador Celso Ramos às 14h , local: Crass
Sobre o teatro:
A mais antiga companhia de circo teatro de lona em atividade em Santa Catarina foi fundada em 1970 pelo Palhaço Biriba (Geraldo Passos), Suzi Passos na companhia de seus filhos: Cidinha Passos e Geraldo Passos Jr.
Iniciando suas atividades teatrais na cidade de Tangará, meio oeste catarinense, seguem a vida itinerante, levando para diversas cidades a arte e a cultura do teatro popular. Os espetáculos são teatrais, de todos dos gêneros: dramas, comédias, textos infantis, musicais e shows.
Atualmente instalada na cidade de Tijucas, a Cia e mantém o legado iniciado por seus fundadores. A cada noite são apresentados espetáculos diferentes, sempre com a presença do Palhaço que segue a tradicional figura de Biriba, hoje em seu neto Cesar Rosa: o Palhaço Birita.