Uma grande apreensão foi feita em Itajaí na noite de sábado (11) quando cerca de 13 toneladas de pescados raros como Tubarão Azul, Tubarão Mako, Espadarte e Albacora foram confiscadas.
A operação foi realizada pelo IBAMA com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom).
A embarcação abordada estava pescando sem licença e não seguindo as medidas necessárias para evitar a morte de aves marinhas.
O Agente de Fiscalização Federal, Leandro Aranha, destacou que a fiscalização será intensificada, pois a pesca de tubarões tem causado um impacto significativo na conservação dessas espécies. Algumas já estão na lista de ameaçadas de extinção e outras podem entrar até 22 de maio.
O proprietário da embarcação será multado por pesca irregular e obstrução da fiscalização, com valores que podem ultrapassar R$350.000. Os peixes apreendidos serão doados para instituições assistenciais.
A Operação Makaira também está coletando amostras de barbatanas e partes de tubarão para identificar geneticamente espécies ameaçadas que estão sendo vendidas como permitidas. Já foi registrada a apreensão de carne de tubarão em três boxes do Mercado Público de Itajaí por falta de cadeia de origem.