Na segunda-feira (9), a Defesa Civil de Santa Catarina, em colaboração com a Epagri/Ciram, emitiu uma nota hidrometeorológica indicando o risco de uma terceira onda de chuvas intensas para o estado a partir da próxima quarta-feira (11).
Mesmo com a previsão de um início de semana mais estável, o alerta se mantém devido aos altos acumulados de precipitação nas últimas semanas, que elevam o risco de deslizamentos, principalmente nas áreas litorâneas, Planaltos e no Vale do Itajaí.
O agravamento das condições climáticas é atribuído à entrada de uma nova frente fria, que tornará o tempo instável. As precipitações deverão se iniciar na manhã de quarta-feira no Grande Oeste e áreas limítrofes com o Rio Grande do Sul, estendendo-se para outras regiões no decorrer do dia.
Com o solo já saturado devido às chuvas anteriores, a nova leva de precipitações traz consigo a preocupação com temporais localizados, especialmente entre o Oeste e o Norte de Santa Catarina. Estes temporais podem incluir chuvas intensas, descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo.
As autoridades recomendam cautela e pedem que a população esteja atenta às orientações e alertas nos próximos dias, a fim de garantir a segurança de todos os catarinenses.