Ione Maria dos Santos, uma mulher de 36 anos, foi brutalmente assassinada pelo seu companheiro, Diego, em um caso chocante de feminicídio. O crime ocorreu no último domingo, dia 14, aproximadamente às 17h, na Rua Candelária, localizada no bairro Salto do Norte, em Blumenau.
Conforme informações da Polícia Civil, o crime foi cometido utilizando um peso de porta como arma. Relatos de vizinhos indicam que era comum ouvir discussões vindas da residência do casal, intensificando as suspeitas de um relacionamento conturbado. O homem, também com 36 anos, é apontado como usuário de drogas e teria vendido bens do casal para sustentar seu vício.
Durante o interrogatório, o homem relatou à Polícia Militar que o ataque ocorreu em meio a uma discussão motivada por ciúmes. Ele alegou ter sido agredido por Ione com uma faca, causando-lhe ferimentos superficiais. Em resposta, ele teria desarmado Ione e a atacado com o peso de porta.
Adicionalmente, ele confessou ter desferido golpes de faca na vítima e tentado suicídio após o ato. No entanto, a investigação da Polícia Científica contradiz as alegações do suspeito, pois não foram encontradas marcas de faca no corpo de Ione. A análise do local do crime sugere que ela estava deitada no momento em que foi golpeada.
Após o crime, ele foi encaminhado ao Hospital Santa Isabel para atendimento inicial e, após ser liberado, passou por exame de corpo de delito. Posteriormente, foi apresentado na Central de Plantão Policial (CPP) pela Polícia Militar, onde foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio. Ele encontra-se agora no Presídio Regional de Blumenau.
O autor do crime já tinha passagens pela polícia
O delegado Wesley de Souza Costa, responsável pelo caso, revelou que o autor deste crime já havia sido preso anteriormente por um homicídio em Santa Catarina.
Registros indicam que o autor do primeiro feminicídio de 2024 em Blumenau foi condenado em 2012 a apenas quatro anos de prisão pelo assassinato de um jovem de 26 anos, ocorrido em 31 de janeiro de 2011. Na época, com 23 anos, o autor do crime cumpriu apenas alguns meses na prisão.
O homicídio aconteceu após um suposto roubo de celular. A vítima foi até a casa do indivíduo para tentar recuperar o seu telefone, local onde foi assassinada.