Um ciclone extratropical de grande dimensão começou a influenciar o Sul do Brasil nesta segunda-feira (4), provocando agitação marítima e impactos significativos em Santa Catarina. O fenômeno foi identificado pelo MetSul em alto-mar, no Atlântico Sul, próximo às Ilhas Malvinas.
Associado a uma frente fria que avança pela região Sul, o ciclone tem gerado aumento de nuvens e chuvas. Além disso, segundo o MetSul, ele impulsiona ar mais frio de latitudes altas para as latitudes médias, resultando em previsão de mar agitado nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um boletim de atenção marítima para o período entre terça-feira (5) e quarta-feira (6), alertando para o risco de ressaca devido à passagem da frente fria. O Litoral Sul deve experimentar mar muito agitado, com alturas de ondas entre 2,5 m e 3,0 m, enquanto na Grande Florianópolis as ondas devem atingir entre 2,0 m e 2,5 m. No Litoral Norte, espera-se um mar pouco agitado, com ondas variando entre 1,5 m e 2,0 m. O risco é considerado alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências associadas à agitação marítima, como erosão costeira e perigo para atividades de pesca e esportes náuticos.
.