Nesta quarta-feira (29), um ciclone em alto mar está causando agitação marítima intensa no litoral de Santa Catarina, com previsão de mar grosso e ressaca. A Defesa Civil emitiu um alerta vermelho para a região da Grande Florianópolis, onde as ondas podem chegar a 3,5 metros.
No Litoral Sul, as ondas podem atingir até 4,5 metros. O ciclone também está trazendo rajadas de vento de até 70 km/h em todo o estado.
As temperaturas amanheceram baixas no estado, especialmente no Meio-Oeste e Planalto Norte, com condições para formação de geada.
As mínimas variam de 0°C a 6°C nas áreas de planalto, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí, enquanto nas demais regiões variam entre 8°C e 13°C. Durante a tarde, as máximas ficam entre 15°C e 19°C na maior parte do estado, com o litoral registrando temperaturas próximas de 20°C.
O frio intenso aumenta o risco de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente entre a população mais vulnerável.
Uma massa de ar seco e frio mantém o tempo firme em todas as regiões, exceto nas áreas do centro ao litoral, que apresentam maior presença de nuvens.
A Defesa Civil de Florianópolis emitiu um alerta específico para o frio intenso na capital, onde as temperaturas podem cair para entre 9°C e 10°C. Em resposta, a Prefeitura de Florianópolis reforçou os serviços de abordagem, resgate e acolhimento para pessoas em situação de rua, garantindo acesso a abrigos com cama, comida quente, banho e roupas limpas.
A população é aconselhada a redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação, evitar locais fechados e aglomerações, e manter a higiene das mãos.