No último sábado (2), uma de suas moradoras mais longevas, Herta Wienhage, que faleceu aos 104 anos. Conhecida por sua paixão pela bocha e pelo bolão, Herta era uma figura ativa na Sociedade 1º de Janeiro e no Caça e Tiro Itoupava Norte. Sua filha Eronita Wruck, com quem Herta vivia nos últimos anos, relembra com carinho a trajetória de sua mãe, destacando sua vitalidade e amor pelos esportes.
Nascida em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, Herta se mudou para Blumenau ainda jovem, impulsionada pela busca por oportunidades de trabalho. Foi na cidade que conheceu seu marido, Francisco, com quem teve cinco filhos. Um deles, Nilton, veio ao mundo durante a Segunda Guerra Mundial, um período marcado por desafios, como relembra Eronita, que destaca as dificuldades enfrentadas pela mãe, inclusive no acesso a necessidades básicas como o leite para o bebê.
A família inicialmente se estabeleceu na Rua São Cristóvão, na Itoupava Norte, mas foi na Rua Henrique Reif, na Nova Esperança, que Herta, carinhosamente chamada de Oma pelos seis netos e 10 bisnetos, celebrou seus últimos aniversários. Eronita guarda com afeto as fotografias de sua mãe, incluindo uma especial de sua celebração de 104 anos, cercada por familiares e cuidadores.
Conhecida por sua personalidade carinhosa, mas firme, Herta chamava a atenção pela sua longevidade, registrada na certidão de nascimento datada de 27 de maio de 1919. Sua vida ativa e lúcida, até a idade avançada, foi motivo de orgulho para a família, que nunca teve um membro que alcançasse tal marco etário. Herta Wienhage foi sepultada no domingo (3), no Cemitério da Comunidade do Fidélis.