Na tarde desta segunda-feira (25), um incêndio atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, devastando 200 hectares.
A Polícia Civil investiga as causas e busca identificar os autores. O fogo, que teve início na localidade de Passagem do Maciambu e se espalhou até a Pinheira, na Rodovia Evádio Paulo Broering, foi totalmente controlado na manhã de terça-feira (26).
O coordenador do parque, o biólogo Marcos Maes, sugere que os incêndios podem ser represálias às ações de recuperação ambiental, principalmente relacionadas à remoção de espécies exóticas invasoras como o pinus. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) destacou que o fogo impactou a vegetação de restinga, habitat de diversas espécies animais, incluindo cágados, jabutis, cachorros-do-mato, gatos-do-mato, antas, ouriços-cacheiros, cobras-coral e cipó, lagartos teiú e jacarés-de-papo-amarelo, além de aves variadas. Ainda não foi possível avaliar o impacto total sobre a fauna.
No combate ao incêndio, atuaram 31 integrantes, incluindo equipes de Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz, e apoio das aeronaves Arcanjo-014 e Águia da Polícia Militar de Santa Catarina. Um trecho da BR-101 foi parcialmente fechado na segunda-feira devido ao risco para os motoristas.
Após a extinção dos focos, os bombeiros seguirão com o monitoramento da área e rondas na região. A Serra do Tabuleiro é uma área de grande importância ecológica, abrangendo oito cidades e sendo lar de espécies raras.
Este não é o primeiro incêndio na área, com um evento similar ocorrido no início de dezembro.
Com informações de G1