A Defesa Civil de Santa Catarina alertou que, devido à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, o estado pode ser atingido por rajadas de vento que superem os 100 km/h em regiões da Serra nesta segunda-feira (4).
O boletim, publicado no domingo (3), indica que as rajadas devem começar a afetar algumas regiões já na madrugada, principalmente o Grande Oeste, com ventos médios variando entre 20 e 35 km/h em todo o território catarinense.
Ao longo do dia, planaltos, parte do Vale do Itajaí e litoral também serão impactados. “O vento médio sopra entre 20 e 35 km/h e as rajadas variam entre 65 e 85 km/h, podendo superar os 100 km/h na serra catarinense”, ressalta o comunicado da Defesa Civil. A população deve estar alerta para possíveis destelhamentos, quedas de galhos, árvores e postes, além de danos na rede elétrica.
Adicionalmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu um alerta sobre tempestades em todo o estado até as 8h desta segunda-feira, prevendo chuvas intensas, ventos fortes, queda de granizo e riscos associados, como quedas de árvores e alagamentos.