Desde o domingo (9), as fortes chuvas e ventos tem causado estragos em Santa Catarina. Na manhã desta terça-feira (11), o Clube da comunidade do interior de Herval D’Oeste, na região do Meio-Oeste, foi totalmente destruído pelos ventos intensos.
Segundo informações, árvores foram arrancadas pela força dos ventos e a Defesa Civil está atuando na avaliação dos danos e no auxílio à população afetada. Diante da situação, um alerta foi emitido pela Defesa Civil nesta terça-feira, válido até a manhã de quinta-feira, 13, com previsões de condições instáveis em todo o estado de Santa Catarina. Até o presente momento, a cidade de Chapecó já registrou um acumulado de 60mm de chuva.
Já no último domingo, as cidades de Maravilha, Flor do Sertão e Iraceminha, localizadas no Oeste de Santa Catarina, também sofreram estragos devido a uma chuva de granizo. Segundo informações da Defesa Civil regional, um total de 30 imóveis nas três cidades sofreram danos nos telhados devido ao fenômeno climático.
Na cidade de Saudades, 25 residências foram afetadas, assim como duas escolas, e houve registros de árvores e postes caídos. Deslizamentos de terra também foram reportados nesta madrugada de terça, de acordo com informações da Defesa Civil. Os esforços agora se concentram na assistência aos afetados e na recuperação das áreas danificadas.