A Defesa Civil de Santa Catarina prevê a atuação de um ciclone extratropical no estado a partir de sexta-feira (18), após um dia de sol e temperaturas em alta nesta quinta-feira (17). Nas previsões para quinta-feira, as temperaturas variam conforme a região, com destaque para o Litoral Sul, que pode alcançar 32°C.
O ciclone, formando-se entre o Uruguai e a Argentina, trará instabilidades e temporais isolados para Santa Catarina. A partir da tarde de sexta, as regiões Oeste e divisa com o Rio Grande do Sul serão as primeiras afetadas, expandindo-se ao longo do dia. Além de chuvas intensas, há riscos de descargas elétricas, vendavais e queda de granizo, com foco entre o Oeste e o Litoral Sul.
O sábado (19) começará ainda sob influência do ciclone, especialmente no Leste do estado, com nebulosidade e chuvas em áreas do Norte ao Litoral. Contudo, uma massa de ar seco e frio trará estabilidade e sol para o Grande Oeste à tarde. As temperaturas no sábado variarão entre 6°C e 17°C, dependendo da região, com máximas oscilando entre 12°C e 19°C, exceto em áreas como Oeste, Litoral Sul e Norte, onde podem chegar a 34°C.
Os ciclones, conforme a Epagri, são sistemas de baixa pressão com ventos que giram em sentido horário no Hemisfério Sul. Classificam-se como extratropicais, tropicais ou subtropicais, dependendo das características do núcleo e da intensidade do vento.
No domingo (20), a massa de ar frio dominará, com chances de geada na Serra e temperaturas oscilando entre 7°C e 22°C. Nas áreas de divisa com o Paraná, há possibilidade de chuvas. Na segunda-feira (21), o clima continuará estável, com temperaturas mais baixas pela manhã, mas em ascensão durante a tarde.