Lorran Barentin

Herdeiro da Lenha na Fogueira e diretor do Jornal Razão. "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade".

Bebês voltarão a nascer em Tijucas 4 anos após o fechamento da maternidade

Nova gestão do Hospital São José assume com muitas novidades

Bebês voltarão a nascer em Tijucas 4 anos após o fechamento da maternidade

O fechamento da Maternidade de Tijucas provavelmente foi uma das maiores perdas que a cidade registrou neste século. Isso é inegável. É impossível falar em saúde em Tijucas sem citar este fato.

Entretanto, muita coisa está prestes a mudar. Uma das principais mudanças é aumento do repasse por parte da prefeitura, que vai saltar de míseros R$ 80 mil /mês para mais de R$ 550 mil, caso aprovado na Câmara de Vereadores de Tijucas. Esse "gás" proveniente do aumento de verba viabilizará MUITA coisa. Uma delas, é o retorno dos partos na cidade.

É claro que nós também queremos, mas se sua expectativa é ler que a Maternidade Chiquinha Gallotti será reaberta, infelizmente temos que te dizer que não. 

Entretanto, um grande alento para as famílias de mulheres gestantes é saber que, agora, o Hospital São José terá de plantão e em regime de sobreaviso ao menos um médico obstetra junto à equipe hospitalar, além de parteira e demais profissionais necessários para o nascimento de um bebê com total segurança e responsabilidade.

Fontes apontam que o Prefeito Eloi tentou inúmeras vezes buscar informações para viabilizar a reabertura da maternidade. Entretanto, os cofres públicos não conseguiriam suprir o montante necessário. A solução, que é disponibilizar equipes de obstetrícia para os partos, teria sido uma sugestão e conselho do vereador Cláudio da Saúde. Cláudio trabalha há muitos anos no transporte de pacientes e já presenciou tudo quanto é cena. Sabendo da luta do prefeito por conta da incapacidade do hospital em realizar partos, Claudio apresentou a ideia, que será adotada pela nova empresa responsável pelo Hospital São José. 

Esta informação foi obtida com exclusividade pela redação do Jornal Razão e será debatida ao vivo com o Prefeito Eloi Mariano Rocha nesta quinta-feira. Acompanhe pelo YouTube ou Facebook do Jornal Razão.