Lorran Barentin

Herdeiro da Lenha na Fogueira e diretor do Jornal Razão. "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade".

Lula está autorizado a fazer o que quiser

“Eu autorizo”, eles disseram. O importante é que o amor venceu, não é mesmo?

Lula está autorizado a fazer o que quiser

Bolsonaro falou muita besteira. Muita. Ironizou mortes. Zombou da Covid. Teve atitudes que, sem sombra de dúvidas, merecem ser questionadas, em seu devido espaço e lugar.

Em contrapartida, a cortina de fumaça gerada pela falta de tato de Bolsonaro ao se expressar terrivelmente, autoriza Lula a fazer o que quiser. 

Sim. Quem criticar o excelentíssimo Luiz Inácio Lula da Silva, automaticamente, vira descartável. Você não pode criticar o Lula.

Dizer que Lula está errado ao viajar num jatinho de um empresário que fez delação premiada e acordo milionário para escapar de condenação por corrupção é um absurdo. Sim, o absurdo é você criticar. Não o ato. Além do que, Lula está indo para o Egito debater sobre como salvar o Meio Ambiente. O amor venceu, porra. Vai, Amazônia!

Claro, é óbvio que os ambientalistas precisam ir até lá em jatinhos extremamente nocivos ao Meio Ambiente, que despejam 14 vezes mais poluentes do que aviões comuns. Jamais poderiam ter o privilégio de viajar como num busão coletivo. Já pensou? Utópico, quiçá? Talvez não. A ideologia que pregam não é essa?

Na verdade, acredito que este passeio no Jatinho foi só um teste. Não interessa se determinados grupos do poder estão ao lado do Lula. A verdade é que, mais do que nunca, a opinião pública está em evidência. E sabe qual a evidência colhida por Lula e pelo PT? “Pode dá-lhe, mané”. Basicamente. 

Alguns gritos. Uns uivos. Algum Senador fez algo? Silêncio por lá e, também, noutros poderes. Um horripilante prelúdio.  

Eu não gosto de futebol. Mas o brasileiro tradicionalmente ama. Quantas vezes você xingou o técnico do seu time preferido? Tinha uma época que o jargão “Dunga burro” dominou o Brasil. Coitado do Dunga, não tem nada com a estória, mas está aqui citado. Será que as críticas contra o Dunga - e contra milhares de outros técnicos de futebol - eram de pessoas que odiavam seu próprio time?

É óbvio que quem ama o Brasil quer o melhor para o país. Falo por mim, mas quero que Lula seja o melhor presidente da história do Brasil. Por que torceria contra minha nação?

O Brasil está polarizado. E isso é uma merda. Me desculpe a falta de tato. Não consigo embelezar nossa situação.

Precisamos de união, e nada como uma boa demagogia para lembrarmos que União boa é aquela que faz açúcar. Porque, por aqui, bolsonarista bate em petista, petista atropela bolsonarista e isentos de lado são chamados de petistas e de bolsonaristas por eles mesmos. Confuso, né?

Imagina, então, para o investidor que quer aplicar seu dinheiro gerando emprego e renda para o Brasil. Sabe aquelas cenas do trânsito na Índia?

Voltando ao Lula… desculpe. Esqueci o que estava falando. Fui bombardeado com “ah, mas o Bolsonaro falou blá-blá-blá”. Sim. O Lula vai fazer o que bem entender e a gente vai assistir atônitos. 

Deus abençoe o Brasil.