Rodrigo Valentini

Presidente, CEO, instrutor da Nobre Treinamentos Escritor, administrador de empresas, especialista em marketing, liderança e vendas. 25 anos de atuação no ramo de treinamentos e mais de 15.000 alunos treinados.

Julgar o Sapo por sua Habilidade de Subir em Árvores.

Você sabia que existem 9 tipos de inteligência?

Julgar o Sapo por sua Habilidade de Subir em Árvores.

Olá nobres amigos!

Já ouviu uma frase que diz “não julgue o sapo por sua habilidade de subir em árvores”.

Quando eu estudava ainda na escola, eu era péssimo em matemática e fórmulas. Muitas vezes era julgado por isso até mesmo por alguns professores. Eu chegava a colocar a mão no bolso para fazer a contagem na hora da prova oral de tabuada e a professora mandava tirar. E por isso, durante muito tempo, pensei que não era bom em nada. Como não sou de me render, continuei buscando conhecimento e, não por acaso me deparo com as obras de Howard Gardner, um estudioso dos métodos de medição de inteligência. Ele descobriu que existem nove tipos. São elas: lógico-matemática, linguística, espacial, físico-cinestésica, interpessoal, interpessoal, musical, natural, existencial.

Nos séculos IX e XX, o teste do QI era a forma de medir a inteligência. Na época, os pais que pagavam escola particular queriam saber se valeria a pena investir em seus filhos ou era melhor deixá-los estudar nas escolas públicas e por isso pediram ao pedagogo/psicólogo Alfred Binet para desenvolver um teste que fizesse a previsão. Acontece que o teste de QI só media as capacidades físico-matemática e linguística. O conceito de inteligência mudou muito hoje em dia. Eu descobri com isto que a minha está relacionada totalmente com a área emocional, com ênfase na interpessoal, intrapessoal e musical. Sim, podemos ter mais de uma habilidade, e temos um pouco de cada, sendo que umas mais e outras menos.

Os pais que entendem isso, começam a investir nas áreas que os filhos são bons e não mais pagar professores particulares para as áreas que eles são ruins. Imagino que se tivéssemos criado esta consciência há cem anos atrás, teríamos hoje uma sociedade de gênios, cada um na sua melhor área. O mundo seria um lugar muito mais sustentável provavelmente teríamos a cura para quase todas as doenças.

Agora imagine um profissional de RH dentro das empresas fazendo processo de recrutamento e seleção baseado na teoria das inteligências múltiplas descobertas por Gardner. Teria muito menos “turnover” (giro de funcionários), e muito mais resultados.

Nesta próxima sexta, às 21h, farei uma live no Instagram da Nobre Treinamentos com uma especialista em Gardner. Aproveite a oportunidade.


Pense nisso e um Nobre abraço!!!


Rodrigo R. Valentini

CEO Nobre Treinamentos

@valentinirodrigo

@nobretreinamentos