Rodrigo Valentini

Presidente, CEO, instrutor da Nobre Treinamentos Escritor, administrador de empresas, especialista em marketing, liderança e vendas. 25 anos de atuação no ramo de treinamentos e mais de 15.000 alunos treinados.

O Ego Vai te Levar Longe e vai te Deixar lá Sozinho!

O ego é uma “doença” cada vez mais comum.

O Ego Vai te Levar Longe e vai te Deixar lá Sozinho!

Muitas pessoas me perguntam o que tem a ver as colunas que escrevo sobre emoções, traumas, medos, com empreendedorismo com a liderança. Sinceramente, não consigo separar estes assuntos. Empresas nascem e morrem por causa das emoções, isso quando os donos não morrem juntos.

Hoje quero falar do ego. Tem uma frase que gosto, que diz: o ego vai te levar longe e vai te deixar lá sozinho. Hitler, por exemplo, matou 11 milhões de pessoas para mostrar quem mandava. Puro ego. No fim, sozinho, ou apenas com aqueles que temiam a morte se o abandonassem, ele se suicidou.

O ego é assim, movimenta as pessoas a fazerem o impossível, e no fim acabam derrotados.

Em doenças como alcoolismo e adicção, que são doenças físicas, mentais e espirituais, onde não se sabe em que lugar se aloja do corpo, acredita-se que o cerne seja o ego. E estas doenças mataram mais gente do que todas as guerras juntas.

E como deixar de ser tão egocêntrico?

Li uma matéria sobre isto e selecionei alguns passos que mais gostei, ou talvez, os que mais servem para mim, que talvez sirva para você!

1-jogue fora, ou deixe ir, algo que você tenha certeza que vai perder: Precisa colocar os pés no chão? Aprender a perder sem se alterar é um passo importante para tornar-se menos egocêntrico. O mundo não vai acabar, e você precisa aprender esta lição.

2-agradeça alguém por algo pequeno: Mesmo se achar que merece mais, ou que a pessoa se esforçou pouco, agradeça.

3-Olhe para quem está falando com você:Independente de como esteja se sentindo, uma maneira fácil de mostrar respeito é fazer contato visual. Mesmo que você não goste do que alguém esteja dizendo, mesmo que ache que não precisa ouvir aquilo, seja respeitoso.

4-Quando alguém estiver falando, ouça. Se ficar olhando ao redor ou tentando ouvir a conversa alheia enquanto seu amigo está falando, vai parecer entediado e egocêntrico. Quando estiver com alguém, dê atenção à pessoa. Concentre-se. Ouça o que ela está dizendo e coloque o foco da conversa nela.

5-Permita que outra pessoa esteja no comando. Você sempre sente que precisa ser ouvido? Em vez disso, tente sair dos holofotes, para variar. Permita que outra pessoa tome as decisões e seja parte de um grupo em vez de um líder. Tanto na vida pessoal quanto profissional.

Até adquirirmos um hábito, é necessário fazermos várias vezes, mesmo que ir contra nossa vontade.

E lembre-se: não existem perdedores, existem desistentes.


Pense nisso e um Nobre abraço!!!


Rodrigo R. Valentini

Presidente CEO

Nobre Treinamentos

@valentinirodrigo

@nobretreinamentos

www.nobretreinamentos.com.br