Will Tomaz

Pós Graduado em Design, atua na Moda em diferentes setores, mas sempre pesquisando tendências e levando o que há de melhor para o seu público.

O que é que a Regata tem?

Como a regata branca ganhará ainda mais força nas próximas coleções

O que é que a Regata tem?

Olá Razões!


Nosso post de hoje será dedicado a entender a importancia histórica deste artigo que nasceu para nos proteger e dar liberdade, te mostrando o por que você deve investir em looks com as Regatas Brancas.

Você sabia que o formato deste artigo já era usado desde os tempos mais antigos? Feitas de linho e com recortes mais retos, as regatas eram usadas debaixo das tunicas para proteger do suor. O Plot Twist que a regata deu foi quando os uniformes esportivos se apropriaram da idéia desta peça e começaram a ser produzidos em materiais mais anatômicos e confortáveis, dando ainda mais liberdade aos movimentos, redefinindo o Status deste Artigo para a Moda. O próprio nome Regata vem de uma modalidade esportiva, onde a amplitude dos movimentos do braço faz dela o artigo ideal para sua prática.

Foi entre 1930 e 1940 que a Regata ganhou os holofotes de Hollywood, que ajudou a impulsionar a popularidade da peça. Porém nesse mesmo tempo, a regata teria uma faceta conturbada sendo desenhada em sua história. Tudo começou com o polêmico caso de violência doméstica em Detroit, nos Estados Unidos. O Wife beater, ou batedor de esposa, teve sua imagem prontamente ligada ao uso da regata, que era um tipo de uniforme para cometer seus crimes. Essa imagem negativa atrelada a ela ganhou ainda mais força quando Marlon Brando em 1951 aparece no Filme "Um Bonde Chamado Desejo" interpretando um marido abusivo, machista e violento, que usava uma Regata Branca. No Brasil, a modelagem da regata que é basicamente uma camiseta sem as mangas se chama Machão, um outro conceito negativo atrelado a ela, que evidencia a musculatura dos braços masculinos que estariam ligados a uma força superior a das mulheres.

Foto: Marlon Brando nos bastidores de "Um Bonde Chamado Desejo", de Elia Kazan.

Mas foi nos anos de 1990 que tudo começou a mudar novamente. Um dos responsáveis foi o designer Austríaco Helmut Lang, que inebriado pelo desejo de liberdade no vestir que predominava na época, transformou as regatas em objetos de desejo novamente, dando espaço para os conceitos positivos da peça poderem brilhar mais uma vez. Outro fator que resignificou a Regata nesse mesmo período foi o seu dueto com a Calça Jeans, que conquistou os mais jovens que se espelhavam na cultura pop Americana que transformou a imagem da Regata Branca com Calça Jeans em um uniforme pra esse público.


Foto: Desfile Helmut Lang Primavera/Verão 1997


Foto: Rihanna usando Look Regata Branca + Calça jeans


Se você assim como eu já teve algum receio de usar uma regata, chegou o momento de por um fim nesse medo. A reparação histórica de agora veio com as bençãos da Papisa da Moda Miuccia Prada, e todo o clero. Bottega Veneta, Chloé e Sacai são alguns bons exemplos de como a alta moda pretende continuar a valorizar o retorno de uma moda real e cotidiana, expressadas em looks que utilizam com maestria as regatas brancas.

Foto: Kaia Gerber desfilando para Prada Primavera/Verão 23

Seja decotada ou com gola alta, comprida ou cropped, lisa ou com recortes, as regatas vão proporcionar looks incrivelmente confortáveis e elegantes para esta próxima estação. Por isso separamos algumas sugestões de como você pode compor seus looks utilizando ela:


Regata + Shorts Jeans + Blazer

Imagem da Internet

Regata + Saia Longa

Imagem da Internet

Regata + Calça Wideleg de Alfaiataria + Tênis


Imagem da Internet

Regata + Calça Jogger + Salto Alto


Imagem da Internet


São muitas as possibilidades para se compor um look com uma regata branca, não é mesmo?  E ai!?

Já teve uma idéia bacana para montar o seu look?

Manda sua foto pra gente ver como ficou!

Até uma próxima minhas razões de escrever.


Att. Will