São João Batista ganhará destaque no primeiro episódio da nova temporada do programa Globo Repórter, da Rede Globo, que vai ao ar na sexta-feira (16). O foco da matéria será o bairro Colônia Nova Itália, fundado em 1836 pelo primeiro grupo de imigrantes italianos a chegar ao Brasil.
As gravações ocorreram entre os dias 14 e 16 de dezembro do ano passado, com a equipe de produção mergulhando na rica herança cultural italiana que ainda permeia a localidade.
Durante a visita, foram guiados por José Sardo, conhecido como Saulo, um agricultor e memorialista que tem liderado o movimento pelo reconhecimento da localidade como núcleo pioneiro da imigração italiana no país.
Saulo compartilhou com a equipe do programa documentos históricos e relatos que retratam a jornada dos primeiros imigrantes italianos e como suas tradições foram preservadas ao longo das gerações. Além disso, a equipe teve a oportunidade de conhecer o grupo La Prima Immigrazione, liderado pela professora Rosana Sardo, que se dedica à preservação e celebração da dança italiana.
A expectativa é que o episódio do Globo Repórter revele a profundidade da cultura italiana em São João Batista e destaque a hospitalidade característica da comunidade. O programa será exibido após o Big Brother Brasil (BBB).