Itapema permanece classificada na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro, certificação do Ministério do Turismo que reconhece o desempenho das cidades no setor e sua relevância no cenário nacional. A manutenção do status, divulgado pelo Governo Federal, reafirma a cidade como um dos destinos turísticos mais procurados do país.
A categorização considera critérios como a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo, número de visitantes, volume de arrecadação de tributos federais ligados ao setor, quantidade de estabelecimentos de hospedagem e a geração de empregos formais na área. Também são levadas em conta as ações de promoção do município, a oferta de atrações turísticas e a implementação de políticas públicas voltadas ao setor.
A classificação, que varia entre as categorias “A” e “E”, é realizada com base em dados técnicos e tem como objetivo nortear os investimentos e políticas públicas federais no turismo, priorizando cidades com maior movimentação econômica e capacidade de estruturação turística.
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Pati Marin, o reconhecimento é reflexo de um trabalho contínuo da gestão pública. “Manter a categoria A no turismo é o reconhecimento do nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável, a qualidade dos serviços e a promoção da nossa cidade como um destino de referência, além de reafirmar o potencial turístico da nossa cidade”, afirmou.