O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes começou com congestionamentos em diversos trechos das rodovias federais que cortam Santa Catarina. De acordo com levantamento das concessionárias Arteris Litoral Sul e CCR ViaCosteira, mais de 1 milhão de veículos devem passar pelas estradas do estado até o fim do feriadão.
Na manhã desta Sexta-feira Santa (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já registrava lentidão em vários pontos da BR-101 e da BR-470. No trecho entre os quilômetros 44 e 57, na região de Joinville, o fluxo era intenso no sentido Sul. O mesmo cenário se repetia entre os km 101 e 122 em Itajaí, e do km 139 ao 143 entre Balneário Camboriú e Itapema.
Na Região Metropolitana de Florianópolis, um acidente agravou ainda mais o tráfego entre os km 216 e 229 da BR-101, também no sentido Sul. Já na BR-470, o congestionamento se estendia entre os km 50 e 60 em Blumenau, além de dois outros trechos críticos: entre os km 70 e 82 no sentido Oeste e entre os km 60 e 65 no sentido Litoral.
As autoridades orientam que os motoristas planejem o deslocamento com antecedência e evitem os horários de maior fluxo. Também reforçam a importância da revisão preventiva dos veículos e da atenção redobrada em trechos urbanos, onde há maior circulação de pedestres.
“É essencial que os motoristas planejem a viagem com antecedência, evitem os horários de pico e façam revisões preventivas nos veículos. A segurança viária começa com atitudes conscientes antes mesmo de pegar a estrada”, afirmou Cesar Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul.