O ano de 2025 marca uma fase de intensas transformações em Itapema, com a execução de obras de infraestrutura que visam melhorar a mobilidade urbana e oferecer novas opções de lazer para a população.
Uma das principais intervenções é a construção da nova ponte na Rua 306, projetada para aliviar os congestionamentos nos horários de pico ligando Itapema a Porto Belo com um nova rota de acesso direto à BR-101. Com uma área de 5 mil metros quadrados, a estrutura está em fase avançada, com a instalação de vigas concluída e início da concretagem. A previsão é que a ponte seja entregue ainda no primeiro semestre de 2025.
Paralelamente, a ponte que conecta Itapema a Porto Belo pela Avenida Nereu Ramos está sendo ampliada para 30 metros de largura, o dobro da dimensão atual. Essa obra, iniciada em setembro de 2022, tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos entre as duas cidades. Nesta etapa estão sendo realizada a colocação das 35 vigas previstas no projeto para em seguida iniciar a concretagem. A conclusão está prevista para primeiro semestre de 2025.
E não para por aí. A ligação entre os bairros Tabuleiro e Várzea, uma demanda antiga dos moradores, foi concluída. A obra contou com drenagem, pavimentação, passeios públicos e sinalização, garantindo mobilidade urbana e segurança para os moradores e turistas, tornando-se se também uma rota alternativa à BR-101, pois com o novo acesso não é mais necessário utilizar as marginais para circular entre os dois bairros.
Além das melhorias na mobilidade, o município concluiu a construção do deck suspenso ligando a Orla do Centro a Meia Praia. Construído em madeira Itaúba, tem cerca de 2 km de extensão, conectando as ruas 165 e 205. Além de facilitar o deslocamento entre as áreas mais movimentadas da cidade, a passarela tem o objetivo de reduzir o tráfego de veículos e aumentar a segurança de pedestres e ciclistas. O espaço, também destinado a caminhadas e convivência, se tornou novo ponto turístico equipado com rampas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.