Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
em Destaques

Abertura de empresas cresce 11,4% e bate recorde histórico em Santa Catarina

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 12/12/2024 10h00
Compartilhar:

Entre janeiro e novembro de 2024, Santa Catarina registrou a abertura de 236.216 novas empresas, o que representa uma alta de 11,4% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 211.934 novos CNPJs. Além disso, o estado bateu um recorde histórico. Isso porque o número de empresas abertas em 2024 já é o maior para um ano desde o início da série histórica apurada pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). Os dados refletem o aquecimento da economia do estado bem como a força do empreendedorismo catarinense.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

Entre as empresas constituídas neste ano, 175.181 são de Microempreendedores Individuais (MEIs), consolidando a importância do micro e pequeno empresário no cenário econômico catarinense. A participação de mulheres e jovens também foi destaque no período. O desempenho expressivo reflete os avanços das políticas públicas implantadas pela Jucesc, que tem investido em transformação digital e desburocratização de processos.

O governador Jorginho Mello destacou o apoio do governo do estado ao empreendedorismo. “O governo é um parceiro de quem empreende e trabalha para melhorar e estimular o ambiente de negócios. É por isso que dizemos não ao aumento de impostos e temos feito investimentos estratégicos. É assim com a melhoria da nossa infraestrutura de transportes e energia, na qualificação técnica da mão de obra, e no trabalho para manter o estado como o mais seguro do país. Tudo isso melhora nossa competitividade e incentiva a criação de novas empresas”, afirma.

Número de mulheres empreendedoras cresce 5,7%

As mulheres têm demonstrado um papel de protagonismo, com 131.253 empresárias registradas entre as novas empresas, o que representa uma parcela significativa da força empreendedora do estado. O volume é 5,7% superior ao registrado no mesmo período de 2023.

O impacto econômico do empreendedorismo em Santa Catarina também é expressivo. Juntas, essas novas empresas com participação feminina somam um capital social de R$ 14,6 bilhões, equivalente a 27,8% do total de capital social registrado no período.

“A empreendedora ou empreendedor que hoje quer abrir um negócio em Santa Catarina conta com uma série de programas de apoio do governo do estado. Isso ocorre na oferta de crédito por meio do Juro Zero e do Pronampe SC, por exemplo, mas também em programas de incentivo fiscal como o Prodec e o Pró-Emprego. Esse incentivo do governo é fundamental para desenvolver nossa economia e gerar mais empregos”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Jovens lideram movimento empreendedor

Um dado que chama atenção é o destaque da faixa etária de 31 a 40 anos, que reúne 98.370 novos empreendedores. Nesse sentido, o estado tem registrado maior participação de empresários mais jovens no quadro societário das empresas.

“A Jucesc está realizando uma série de iniciativas para facilitar a abertura de empresas. Medidas como a implantação de inteligência artificial e medidas de desburocratizaçãosimplificam a constituição de novos negócios. O tempo médio para para abertura de uma empresa, que envolve registro (de 2h na Jucesc) e legalização (todos os alvarás em até 46h), é de 48 horas no total e estamos trabalhando para reduzir este prazo por meio do projeto Simplifica SC, que integra todos os órgãos ao sistema da Jucesc. Essa agilidade é fundamental para que o empreendedor possa trabalhar, vender, prestar serviços mais rapidamente, de forma a movimentar a nossa economia”, afirmou o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Fernando Baldissera.

Abertura de empresas em 2024 por municípios e setores

Os municípios mais populosos de Santa Catarina lideram a criação de novas empresas entre janeiro e novembro de 2024. O ranking de cidades é encabeçado por Florianópolis, com 25.788 CNPJs formalizados neste ano. As cidades de Joinville, com 21.930 novas empresas, e Blumenau, com 12.724, aparecem na sequência. Itajaí (12.350) e São José (10.832) fecham o “top 5”.

Entre os setores econômicos, o destaque são as atividades de prestação de serviço e comércio. O maior número de empresas criadas em 2024 é da área de comércio e reparação de veículos, com 44.259 novos CNPJs. Em seguida estão os setores de transporte, com 29.784 empresas criadas, e indústrias de transformação, com 23.480. A lista ainda tem atividades administrativas e serviços complementares (23.222) e construção (21.523) entre os principais ramos de atuação.

Balanço

2023 (jan-nov): 211.934 novas empresas (146.683 é MEI) / 124.090 sócias mulheres / 96.884 é da faixa etária de 31 a 40 anos

2024 (jan-nov): 236.216 novas empresas (175.181 é MEI) / 131.253 sócias mulheres / 98.370 é da faixa etária de 31 a 40 anos

Seção de Título com Linha

Destaques

Segurança

Briga de “adultos” por poste de energia termina em morte de criança de 10 anos: “tiro no pescoço”

Segurança

Bandido que ‘meteu o terror’ em Pernambuco com mortes e roubos é preso em SC

Segurança

Homem de 74 anos é preso após tentar matar o pai de 94 anos com motosserra 

Política

Em Santa Catarina, político corrupto vai pra cadeia; no Maranhão, o Gaeco pede exoneração

Geral

Praia de Tijucas recebe jogos de verão, shows e luau no mês de janeiro

Segurança

Busca termina em luto: criança é encontrada sem vida após dez dias de buscas

Geral

Do MPSC para a prefeitura: ex-assistente de promotoria vira Procurador-Geral de Tijucas

Seção de Título com Linha

em Tijucas

Geral

Praia de Tijucas recebe jogos de verão, shows e luau no mês de janeiro

Geral

Do MPSC para a prefeitura: ex-assistente de promotoria vira Procurador-Geral de Tijucas

Política

Sobrinho do governador Jorginho Mello é nomeado Secretário de Segurança Pública de Tijucas

Segurança

“Chega de randandandan”: Tijucas declara ‘guerra’ ás motos com escapamento adulterado

Segurança

‘Ficou mais de 10 anos preso’: criminoso morto em Tijucas tentou matar jovem em assalto

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente