Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente
em Economia

Santa Catarina cresce 4,9% e lidera ranking de atividade econômica

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 21/01/2026 19h19
Compartilhar:
Santa Catarina lidera o crescimento econômico do Brasil em 2025, com alta de 4,9% entre janeiro e novembro, mais que o dobro da média nacional, segundo dados do Banco Central.

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 4,9% entre janeiro e novembro de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira, 21. O desempenho positivo reflete o aquecimento da economia catarinense, que avançou mais do que o dobro da média nacional no período. O percentual, calculado pelo Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR), é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

O crescimento de 4,9% coloca Santa Catarina como o estado que mais cresce no país. Na sequência está Goiás, com elevação de 4,7%, e a terceira colocação é do Pará, com alta de 4,4%. O Espírito Santo somou 4,3% e o Rio de Janeiro 3,4%. O Banco Central apura a atividade econômica de um grupo de 13 estados do país. A média nacional ficou em 2,4%.

O governador Jorginho Mello atribui o bom resultado à força da economia catarinense. “A gente gostaria que o Brasil também estivesse nesse rumo, mas, infelizmente, não é essa a realidade. Então, aqui em Santa Catarina a gente arregaça as mangas e faz acontecer. Temos um povo trabalhador, a melhor segurança pública do país, desburocratizamos ao máximo a abertura de empresas pra apoiar quem gera emprego e renda, enfim, eu não tenho dúvida que tudo isso faz com que o estado continue crescendo em ritmo acelerado”, afirmou.

Atividade econômica cresce puxada pela indústria, comércio e serviços

O bom desempenho da economia catarinense reflete a alta nos setores econômicos. Entre janeiro e novembro, Santa Catarina cresceu acima da média nacional na indústria, comércio e serviços, conforme dados do IBGE. 

“Com o crescimento da atividade econômica, Santa Catarina conquistou os melhores indicadores sociais do país. Temos a menor taxa de desemprego, a menor taxa de desigualdade e a menor participação no programa Bolsa Família. Isso ocorre porque o Governo do Estado, sob liderança do governador Jorginho Mello, investe na geração de oportunidades e no empreendedorismo. Temos a certeza de que Santa Catarina é um modelo a ser seguido pelo Brasil”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck. 

A indústria catarinense cresceu 3,4% entre janeiro e novembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a indústria brasileira registrou elevação menor, de apenas 0,6%.

Já o comércio acumulou elevação de 5,7% no estado, ante alta de 1,5% no Brasil. O resultado é, portanto, quase quatro vezes superior à média nacional. Os dados apontam também que Santa Catarina somou um crescimento de 3,7% no setor de serviços, frente a uma variação de 2,7% do Brasil.

Seção de Título com Linha

Destaques

Economia

Capanema Escapamentos inaugura em Tijucas e coloca a cidade no radar automotivo nacional

Nova unidade da Capanema Escapamentos reúne público, veículos preparados e marca início da primeira filial fora da cidade de origem, no Paraná.

Segurança

EXCLUSIVO: Marido de desembargador do TJSC é alvo de operação que investiga desvios de R$ 3,5 milhões

Segurança

Vídeo mostra peritos analisando cão morto após ser jogado de prédio em SC: ‘caiu de cabeça’

Segurança

Adolescentes tentam afogar, agridem e matam cachorro em Itajaí: ‘jogaram de prédio’

Segurança

PM reage ao ser mordido por cachorro durante ocorrência em Florianópolis

Política

‘Até Carmen Lúcia concordou’: TSE absolve Jorge Seif e decide mantê-lo Senador de SC

Segurança

‘Verme passa maul’: criminoso foragido por homicídio é neutralizado pela PMSC em Joinville

Seção de Título com Linha

em Tijucas

Infraestrutura

Prefeito vai arrancar madeira da Bulcão Viana e construir nova ponte em Tijucas: ‘maquiagem não resolve’

Prefeito de Tijucas anuncia retirada do assoalho da Ponte Bulcão Viana após mais de 50 reparos e confirma nova ponte como prioridade para 2026.

Cultura

Tijucas abre inscrições para aulas gratuitas de Canto, violão e bateria.

Geral

‘Cagando e andando’: loja de Tijucas denuncia situação inusitada com cliente

Acidente

Morador de Tijucas morre ao cair de escada dentro do galpão de empresa

Obituário

Nota de falecimento de Ogeni João Amorim

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Economia
  • Destaques
  • Geral
  • Meio Ambiente