Em um ano, Santa Catarina reduziu em quase 15 mil o número de pessoas no Bolsa Família

dado aponta um alto índice de desenvolvimento social, redução das desigualdades, mais oportunidades de emprego, entre outros fatores que contribuem para uma menor taxa de vulnerabilidade da população.

Por Redação

Publicado em 20/12/2024 11h24

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família encerra 2024 com uma conquista: além de ser o estado com o menor percentual de pessoas recebendo o Bolsa Família no país, em um ano, Santa Catarina conseguiu reduzir em quase 15 mil o número de beneficiários do programa. O dado aponta um alto índice de desenvolvimento social, redução das desigualdades, mais oportunidades de emprego, entre outros fatores que contribuem para uma menor taxa de vulnerabilidade da população.

A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann revela que em dezembro de 2023 eram 686,051 pessoas recebendo o benefício. Já em dezembro de 2024 são 671.168 o que representa cerca de 8,33% da população catarinense. “Esse número é considerado muito baixo já que em alguns estados como Maranhão por exemplo, o número de beneficiários do Bolsa Família chega a quase 50% da população”, comenta.

Maria Helena esclareceu ainda que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda direta e que auxilia de forma temporária uma parcela vulnerável da população, mas muito além de garantir o acesso ao programa para aqueles que de fato necessitam, a SAS desenvolve ações proativas para que os catarinenses não precisem dessa ajuda. “Trabalhamos diariamente a partir da articulação com outras políticas e no constante desenvolvimento de estratégias que possibilitem a superação da pobreza, a transformação social e a cidadania integral dos catarinenses”, afirma.

Ela comenta que os números positivos são resultado das ações desenvolvidas pela Política de Assistência Social no Estado e também do trabalho do Governo de Santa Catarina em todas as áreas. Neste mês de dezembro, por exemplo, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) está com mais de 9,5 mil vagas disponíveis, o que mostra que no Estado os cidadãos têm muitas oportunidades de trabalho e consequentemente melhores condições de vida e de renda. “Em Santa Catarina mostramos que os benefícios do emprego remunerado sempre superam os da assistência”.

Vídeos do Logo

Logo Mais Lidas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.