Chapecó agora conta com uma unidade do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP). O governador Jorginho Mello inaugurou oficialmente a instituição, que passa a funcionar em formato compartilhado com a Escola de Educação Básica Professora Zitta Flach. Essa é a sétima unidade do modelo em Santa Catarina.
Com 131 alunos matriculados, o colégio inicia as atividades com duas turmas de 6º ano e duas de 7º ano, todas no turno vespertino. Os estudantes foram selecionados por meio de um processo seletivo aberto para toda a comunidade, realizado pelo site da Polícia Militar.
Durante a solenidade de inauguração, o governador Jorginho Mello destacou a relevância do modelo de ensino e a alta procura pelas unidades. “Há uma demanda muito grande por escolas desse modelo, militares ou cívico-militares. Porque ela resgata cidadania, disciplina, educação, valores e dá uma base muito boa pra vida. Então por isso que a procura é tão grande. E Chapecó merece, é um município importante, tem o que é preciso para receber essa unidade: tem número de alunos, equipamentos e tem policial e bombeiro para trabalhar”, afirmou.
Os professores do CFNP são policiais e bombeiros militares. O modelo já é adotado em Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Jaraguá do Sul, somando 2.262 alunos matriculados em todo o estado.
Na cerimônia, também ocorreu a assunção de direção da unidade pelo major José Luiz Valério. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, da deputada federal Caroline de Toni, do deputado estadual Altair Silva, do vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, e do comandante da Academia da Polícia Militar da Trindade, coronel Cleber Pires.
História do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires
Criado em 15 de março de 1984 por iniciativa do então comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Sidney Carlos Pacheco, o Colégio Policial Militar nasceu com a proposta de formar alunos do sexo masculino em regime integral, com expectativa de ingresso na carreira militar. Em 1991, passou a aceitar alunas, tornando-se uma instituição mista.
Em 1998, o colégio recebeu o nome de Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, homenageando o presidente da Província de Santa Catarina que, em 1835, fundou a PMSC. Com 41 anos de história, a instituição oferece ensino fundamental e médio alinhado às diretrizes da educação pública do Estado.