A fantástica Fábrica de Pizzas existe e fica em Tijucas!

Publicado em 01/07/2022 23h05

Quem nunca assistiu A Fantástica Fábrica de Chocolates? No filme, Willy Wonka é considerado o maior confeiteiro de todos os tempos e todo o roteiro é envolto numa espécie de “magia”.

Na vida real ainda não temos a Fantástica Fábrica de Chocolates. Mas, acredite: a Fantástica Fábrica de Pizzas existe e está em Tijucas.

Para contar essa história, precisamos literalmente começar do começo. Os sócios Cléber Coan Souza e Diego Eldo dos Santos já empreendiam no setor alimentício e são proprietários de uma das mais renomadas hamburguerias de Bombinhas: O Alquimista Burger.

Com o sucesso da hamburgueria, surgiu a necessidade de novos horizontes. Cléber e Diego fizeram o óbvio? Não! Foram além: criaram um concorrente para eles mesmos lançando a melhor pizza da cidade. É aí que começa a história da Pizza Oliva.

Inspiração

Para concretizar a criação do Jardim Alquimista, que depois abrigaria O Alquimista Burger e a Forneria Oliva, os empresários não poderiam simplesmente lançar qualquer receita de pizza. Precisava ser algo incrível. Mágico! Cléber construiu networking e buscou conhecimento através de um curso de pizzaiolo numa das mais tradicionais e renomadas escolas italianas.

E é justamente da Itália que vem os principais ingredientes para a receita de sucesso da Pizza Oliva: a alquimia começa na Itália, onde há mais de 600 anos iniciou-se a produção da farinha que garante uma massa crocante por fora e macia por dentro.

Pizza precisa, é claro, de molho de tomate. Advinha de onde vem os tomates da pizza Oliva? Isso mesmo, da terra natal da pizza: sul da Itália, mais precisamente aos pés do Monte Vesúvio.

E foi assim, prezando pela qualidade dos alimentos e buscando a receita mais fiel possível a que é tradicional na Itália, que a Pizza Oliva se consolidou em Bombinhas e conquistou o coração dos turistas.

Muitos saíam do Jardim Alquimista afirmando que a pizza era tão boa que queriam levar para casa. Percebendo a possibilidade de um grande negócio, Cléber e Diego resolveram “encaixotar” a pizza feita pela Forneria Oliva.

Fizeram algumas dezenas e botaram bem na saída do Jardim do Alquimista, numa espécie de freezer-expositor. Foi a “prova social” de que a empreitada daria certo.

A inusitada alavanca

A ideia era lançar para o mercado a Pizza Oliva em caixinhas depois da Páscoa de 2020. O que eles não imaginavam (e o resto do mundo também) era o surgimento de uma pandemia global: a Covid-19.

Com o fechamento dos comércios, os restaurantes se viram impossibilitados de trabalhar. Sem clientes, sem renda. Afrouxar? Jamais! Foi bem nesse momento que resolveram: está tudo pronto? Vamos lançar.

Com os restaurantes fechados, o Jardim Alquimista virou a temporária fábrica da Pizza Oliva. Em apenas dois meses, indo na contramão do mundo, o restaurante não demitiu funcionários: pelo contrário, precisou contratar mais gente e continuou expandindo chegando a 3 turnos, trabalhando 24 horas por dia.

O conceito de pizza congelada da Oliva, completamente diferente do que é tradicionalmente encontrado no mercado, conquistou até mesmo os mais refinados paladares e o Jardim Alquimista tornou-se pequeno. É aí que Tijucas entra na história.

Pertinho de casa

Pode parecer até repetitivo, mas a Alquimia na história toda é até engraçada. Trazer os insumos da Itália foi um desafio contornado pelos empreendedores. O que eles não imaginavam é que, ao escolher Tijucas, descobririam que seu principal fornecedor estavam se sediando por aqui. E não é só isso: bem ao lado do galpão que escolheram para sediar a fábrica.

A Pizza Oliva continuou expandindo, agora inserida num dos principais eixos econômicos de Santa Catarina, com fácil escoamento da produção em qualquer uma das direções: Florianópolis ou Navegantes? É logo ali.

Atualmente a Pizza Oliva já emprega mais de 50 pessoas direta ou indiretamente e produz em Tijucas mais de 45 mil unidades por mês.

A marca já está presente nos principais supermercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Surgiu inclusive a necessidade de um Centro de Distribuição, hoje instalado em SP.

Com os indicadores positivos registrados todos os meses, a expectativa dos empresários é de expandir ainda mais a atuação a nível Brasil. A Pizza Oliva já está em tratativas com o comércio do Rio de Janeiro e deve alavancar a produção nos próximos semestres.

Segundo os empreendedores, o aumento de mercado irá culminar num fluxo de produção que pode chegar a 300 mil unidades por mês. Isso significa mais emprego, renda e desenvolvimento econômico para a região.

O sábado (22) será marcado por muito calor em Santa Catarina. Em praticamente todas as…

As mulheres ocuparam 52,7% das novas vagas de emprego formal em 2024, conforme dados consolidados…

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão tirou a vida de um dos…

Um garotinho de apenas 2 anos perdeu a vida na noite de quinta-feira (20) em…

Um motociclista de 59 anos perdeu a vida após um grave acidente na manhã desta…

Um homem foi surpreendido portando uma arma de Airsoft nas imediações de uma escola municipal…

A Polícia Civil de Santa Cataria, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE),…

Uma mulher foi esfaqueada na perna durante uma briga com a própria irmã, na manhã…

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado…

Um homem de 25 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (20), em…

Um homem de 33 anos foi resgatado no final da manhã desta quarta-feira (20) após…

Um homem de 33 anos ficou gravemente ferido após colidir seu veículo contra um poste…

Um homem foi preso em flagrante na noite de quarta-feira (20) por tráfico de drogas,…

O homem investigado por desaparecer com a própria filha em Blumenau, no Vale do Itajaí,…

Um incêndio de grandes proporções atingiu um edifício multifamiliar na Rua 1121, no bairro Centro,…

Pesquise notícias

Últimas Notícias