Nenhuma pessoa morreu na maior enchente de São João Batista, mesmo com casas sendo arrastadas e cobrindo totalmente diversas moradias.
Isso só foi possível graças a pessoas como Rafael Luís Carrard, Eder Jaciel e diversos outros verdadeiros heróis.
São João Batista fica no Vale do Rio Tijucas e vivenciou a maior enchente de sua história.
Bombeiros, policiais, pilotos de jet ski, empresários da construção civil. Pais, mães, irmãos. Cidadãos. Voluntários. Esse foi o resumo da gigantesca força-tarefa que se encarregou de levar solidariedade, amor e esperança para os batistenses.
Anônimos que estarão eternizados no rosto daqueles que olhavam com medo para a água. A chuva foi tanta que os moradores acabavam prensados contra o teto das residências, saindo literalmente pelo telhado.
No desespero, surgiu um lampejo de esperança. Veio do céu. Um helicóptero simplesmente começou a se aproximar dos telhados e, de forma absurdamente heróica, resgatou os munícipes.
Foram 128 resgates protagonizados por Rafael Luís Carrard com seu próprio helicóptero. O empresário conta que, percebendo a tragédia que abatia São João Batista, resolveu intervir e usar sua habilidade como piloto para fazer o bem.
“A gente nem chegava a ver o rosto das pessoas. Tinha que sair o mais rápido possível. Não tinha outra opção. Olha quantas vidas foram salvas”, comemora um dos protagonistas da ação heróica na maior enchente da história da Capital dos Calçados.
Pelo ar e pela água, empresários colocaram seus próprios helicópteros para resgatar famílias inteiras. Proprietários de jetskis não hesitaram em parar tudo o que estavam fazendo para salvar o povo batistense. Policiais, voluntários, pessoas da comunidade. Todos unidos no momento de calamidade.
Agora, veio um justíssimo reconhecimento. Uma honra para quem tem mérito.
O GERAR – Grupo de Resgate de Alto Risco, também foi homenageado na Prefeitura Municipal de São João Batista/SC. Na ocasião operando em 5 dias, junto a Defesa Civil local, na Coordenação, missões de busca, resgate, avaliação e auxílio no desastre que abateu o município no final do ano de 2022, devido a fortes chuvas.
Os homenageados foram condecorados com a Medalha de Mérito da Defesa Civil. A honraria, instituída pelo Decreto n° 1.570, de 12 de junho de 2013, tem por finalidade agraciar pessoas que tenham se destacado por relevante participação nas atividades ligadas à Defesa Civil.
Parabéns a todos os envolvidos neste ato de pura bravura. É um pequeno e singelo ato de gratidão a quem indubitavelmente tem um lugar guardado no céu.