Rosamaria Montibeller está em quadra nesta quinta-feira (1), enfrentando o Japão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pela seleção feminina de vôlei do Brasil. A atleta, natural de Nova Trento, se destacou na estreia contra o Quênia.
Além do Japão, o grupo do Brasil nesta fase inclui a Polônia. As duas melhores equipes de cada grupo, juntamente com os dois melhores terceiros colocados no geral, avançam para a próxima fase da competição.
A equipe brasileira, bicampeã olímpica e prata em Tóquio 2020, busca seu terceiro ouro olímpico sob o comando do técnico Zé Roberto Guimarães.
Aos 30 anos, Rosamaria joga atualmente no Denso Airybees, do Japão, e tem uma trajetória marcada por seu início precoce no voleibol em sua cidade natal. Aos 9 anos, começou em um projeto local, e rapidamente evoluiu, integrando a seleção brasileira juvenil em 2010, com a qual conquistou o Campeonato Sul-Americano Infantojuvenil. Profissionalizou-se em 2011 no São Caetano e passou por diversos clubes brasileiros até 2019, como Campinas, Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube e Dentil Praia Clube.
Sua carreira internacional começou em 2019, quando atuou por quatro anos na Itália, antes de se transferir para o Japão em 2023. Rosamaria é uma peça central na equipe comandada pelo técnico Zé Roberto Guimarães, que busca seu terceiro ouro olímpico.
A partida entre Brasil e Japão está sendo transmitida ao vivo pela Olympics.com, Sportv e Cazé TV, diretamente da Arena Paris Sul.