ALERTA: Vórtice ciclônico provoca chuvas extremas em SC

Alerta segue até a próxima sexta-feira (26) e também vai abranger os estados do PR e SP

ALERTA: Vórtice ciclônico provoca chuvas extremas em SC

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Até esta sexta-feira (26), um alerta de chuvas intensas foi emitido para as regiões do leste e nordeste de Santa Catarina, leste do Paraná e litoral de São Paulo. O aviso, segundo informações fornecidas pelo Conexão Geoclima, parceiro do Jornal Razão, advém da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis sobre o centro-sul do Brasil, que está ocasionando movimentos ascendentes de ar e adveção de vorticidade nessas áreas.

A situação é intensificada por um sistema de alta pressão no Atlântico Sul, localizado próximo ao litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Este sistema está promovendo o transporte de umidade do oceano para o continente, com ventos de sudeste contribuindo para a convergência em superfície e manutenção das áreas de chuva. 

O relevo acentuado da Serra do Mar também contribui para o aumento nos volumes de chuva nas regiões mencionadas.

Previsões indicam acumulados de precipitação entre 75 a 200 milímetros, especialmente em locais como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, litoral do Paraná e o litoral de São Paulo, com destaque para Ilha Comprida, São Vicente e Santos. 

A população deve ficar atenta a possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e elevação no nível de rios e córregos.

Outras atualizações serão divulgadas quando disponibilizadas.

EXPLICAÇÕES SOBRE OS TERMOS TÉCNICOS

Vorticidade: É uma propriedade do fluido (como o ar) que indica a tendência do fluido de girar em torno de um eixo. Pode ser causada por efeitos como rotação da Terra (efeito Coriolis) e mudanças na velocidade do vento.

Advecção: Refere-se ao transporte horizontal de propriedades atmosféricas (como temperatura, umidade ou, neste caso, vorticidade) por meio do movimento do ar.

Movimentos Ascendentes: Referem-se ao deslocamento vertical do ar para altitudes mais elevadas na atmosfera.