Bebê de seis meses morre por meningite bacteriana em SC

A morte foi confirmada na tarde desta quinta-feira (23)

Bebê de seis meses morre por meningite bacteriana em SC

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um bebê de seis meses faleceu devido à meningite bacteriana em Concórdia, no oeste de Santa Catarina.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a informação na tarde de quinta-feira (23 de março de 2023). O bebê estava internado na UTI Neonatal do Hospital São Francisco, mas não resistiu à doença.

Outro bebê de dois meses também está internado com meningite, porém seu quadro clínico é considerado estável. Os casos confirmados da doença são monitorados pelo setor de saúde em todo o estado.

A meningite bacteriana é uma doença endêmica no Brasil e os homens são os mais infectados. Entre 2007 e 2020, foram confirmados 87.993 casos em todo o país. Em 2020, foram registrados 357 casos, o menor número das últimas duas décadas.

Os sintomas da meningite bacteriana incluem dor de cabeça intensa, rigidez na nuca e pescoço, febre, náusea, vômito, confusão mental e sensibilidade à luz. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias, saliva e contato muito próximo com outra pessoa infectada.

A meningite bacteriana é uma doença grave que pode levar à perda de sentidos, gangrena nas extremidades do corpo, convulsão, delírios, tremores pelo corpo e até coma. Por isso, é crucial identificar os sintomas precocemente para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Pelo menos seis pessoas faleceram em decorrência do recente surto de meningite bacteriana em Santa Catarina. O caso mais recente foi de uma criança de 11 anos em Itajaí. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 18 casos da doença foram notificados desde o início de 2023.

A meningite bacteriana é endêmica no Brasil, o que significa que novos casos são esperados todos os anos, com surtos e epidemias eventuais. A época mais comum para ocorrência é no outono e inverno. Curiosamente, os homens são os mais infectados pela doença.

Entre 2007 e 2020, foram confirmados 87.993 casos no país. O ano de 2020 teve o menor número de registros da doença nas últimas duas décadas: 357 casos.

Confira as cidades com casos registrados em Santa Catarina até agora. Se souber de alguma ocorrência em sua região, comunique às autoridades de saúde do município ou entre em contato com a Dive para receber orientações. O número é (48) 3664-7400:

57 anos, residente de Timbó

6 meses, morador de Xanxerê

24 anos, morador de Ilhota

55 anos, residente de Itajaí

11 anos, residente de Itajaí.

6 meses, morador de Concórdia