O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) homenageou o sargento Anderson Martins Cardoso, de 52 anos, que morreu no último sábado (1°) ao tentar salvar um homem em um rio na cidade de Tubarão, Sul do estado.
O corpo de Cardoso foi transportado pelo caminhão histórico do CBMSC para cremação no domingo (2).
A cerimônia fúnebre começou às 15h, com o cortejo partindo do local do velório em Tubarão em direção ao local de cremação em Capivari de Baixo. Durante o trajeto, os militares prestaram honrarias, incluindo salva de tiros e a última continência ao sargento.
Em homenagem a Cardoso, todos os quartéis do CBMSC no estado participaram de um tributo simultâneo. Às 15h, no momento do cortejo em Tubarão, bombeiros militares e comunitários posicionaram suas viaturas em frente aos quartéis e prestaram continência com sirenes ligadas por um minuto.
O ocorrido foi registrado por volta das 14h30 de sábado. O sargento, que estava de folga, avistou um homem em apuros no rio enquanto passava de carro.
Ele entrou na água para tentar o resgate, mas ambos desapareceram. Uma equipe de mergulhadores do CBMSC iniciou as buscas às 15h45. Ele foi encontrado sem vida e o homem que ele tentou salvar ainda não foi localizado.