Chuva de meteoros causada pelo cometa Halley iluminará os céus de SC

O fenômeno ocorre duas vezes ao longo do ano, em maio e outubro, e é causado pelos fragmentos deixados pelo cometa

Chuva de meteoros causada pelo cometa Halley iluminará os céus de SC

DIVULGAÇÃO / Jocimar Justino de Souza

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina terá um espetáculo da natureza neste mês de maio. A Eta Aquarídeos, uma chuva de meteoros composta pelos resquícios do famoso Cometa Halley, iluminará o céu do estado. O fenômeno ocorre duas vezes ao longo do ano, em maio e outubro, e é causado pelos fragmentos deixados pelo cometa.

O astrônomo Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA-UFSC (Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina), destaca a importância de estar em um local com pouca iluminação para contemplar o espetáculo. Ele também ressalta que a madrugada é o melhor período para avistar a chuva de meteoros.

O Cometa Halley cruza nossa região do Sistema Solar a cada 76 anos e a última vez que ele pôde ser observado por astrônomos amadores foi em 1986.

Ao ser atingido por outros asteroides ou por forças gravitacionais, o cometa se desintegra deixando partículas e pequenos fragmentos em seu rastro. Esses fragmentos são capturados pela Terra em seu movimento de translação em torno do Sol, gerando a chuva de meteoros.

A Eta Aquarídeos é conhecida por sua rapidez, com os meteoros viajando a uma velocidade impressionante de 66 km/s (cerca de 237.600 km/h) na atmosfera terrestre. Essa velocidade gera pedaços incandescentes de detritos do Halley que deixam um rastro brilhante visível a olho nu.

Além da chuva de meteoros, haverá um eclipse lunar na próxima sexta-feira (5), do tipo penumbral, que não será visível no Brasil. Já na madrugada do sábado (6), ocorrerá o pico dos meteoros da Eta Aquarídeos, causados por grãos de poeira deixados pelo cometa Halley.

Para apreciar o espetáculo, é importante escolher um local com pouca ou nenhuma iluminação artificial, como uma área rural ou um parque afastado. Evite usar lanternas e celulares durante a observação, pois podem atrapalhar a adaptação dos olhos à escuridão. Deitar-se no chão ou utilizar cadeiras reclináveis são boas opções para observar o céu confortavelmente.

Não perca a oportunidade única de contemplar um dos mais belos espetáculos da natureza.