O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recepcionou nesta quarta-feira (20) o líder chinês Xi Jinping em uma visita oficial ao Brasil. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, reforçando a relação entre Brasil e China, parceiros comerciais estratégicos desde 2009.
A cerimônia de recepção, que fugiu à tradição de encontros no Palácio do Planalto, contou com honras militares, apresentações da banda do Exército e a participação da Cavalaria. A presença de Xi Jinping no Brasil reforça a relevância da parceria entre as duas potências e abriu espaço para discussões sobre o fortalecimento de laços econômicos e diplomáticos.
Além de Lula e Xi Jinping, participaram da reunião importantes figuras da política nacional e internacional. Do lado brasileiro, estiveram presentes Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Camilo Santana (Educação), Gabriel Galípolo (anunciado como futuro presidente do Banco Central) e a ex-presidente Dilma Rousseff, atualmente no comando do banco do Brics.