Um enxame com uma quantidade impressionante de abelhas foi encontrado no telhado de uma escola estadual em São Joaquim, na Serra Catarinense. A remoção da colmeia aconteceu na última semana e ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação de vídeos do procedimento.
O ninho estava instalado no telhado do auditório da Escola Estadual Marquinho de Haro, onde operários realizavam obras de reforma quando fizeram a descoberta.
Diante do tamanho do enxame, um apicultor especializado precisou ser chamado. Joel Rosa, do Apiários Real, assumiu a missão de retirar a colmeia, que estava localizada a cerca de 10 metros de altura.
— “Foi, sem dúvida, um dos maiores desafios que já enfrentei. Nunca imaginei encontrar um enxame desse porte em um lugar assim. Brinquei que era um verdadeiro ‘mel de altitude’” — relatou Joel, em entrevista ao fotógrafo Mycchel Legnaghi, da Agência São Joaquim Online.
De acordo com o especialista, a estrutura media aproximadamente 1 metro de comprimento e abrigava entre 80 mil e 150 mil abelhas. Joel acredita que o enxame poderia ter se formado há pelo menos cinco anos, podendo chegar até uma década.
Todo o trabalho foi realizado com o uso de equipamentos de proteção e bastante cautela. A operação levou cerca de duas horas.
A quantidade de mel também surpreendeu. Foram utilizados cinco baldes de 25 kg para armazenar o produto. Parte desse mel foi devolvida às próprias abelhas, garantindo a alimentação delas no novo lar.
Após a remoção, o enxame foi transferido com segurança para um apiário na região. Além disso, uma parte do mel também foi doada aos trabalhadores que atuavam nas obras no local.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação (SED), todo o procedimento foi feito sem intercorrências. Ninguém ficou ferido e o espaço está novamente seguro para os alunos e funcionários da unidade.