Família se revolta ao chegar em cemitério e encontrar ‘despacho’ em túmulo

Visitantes que chegavam ao local para prestar homenagens aos entes queridos foram surpreendidos pela sujeira e pelo mau cheiro

Família se revolta ao chegar em cemitério e encontrar ‘despacho’ em túmulo

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em meio à serenidade e ao recolhimento característicos do Dia dos Finados, uma cena contrastante e desrespeitosa se desdobrou no Cemitério Municipal de Penha, no Litoral Norte catarinense, nesta quinta-feira (2). Visitantes que chegavam ao local para prestar homenagens aos entes queridos foram confrontados com uma quantidade incomum de alimentos dispostos sobre um dos túmulos.

Cortes de frango, arroz, saladas e grande quantidade de pipoca doce foram encontrados espalhados desde o portão de entrada do cemitério, criando não apenas um aspecto visual desagradável, mas também gerando mau cheiro, o que ampliou o desconforto entre os presentes.

A situação demandou uma ação imediata de limpeza. Neste contexto, um funcionário do cemitério, o senhor Pedro, contou com a colaboração do vereador conhecido como Italiano (PL), que, no momento do ocorrido, estava no local para homenagear Beto Carrero e outras personalidades já falecidas. O esforço conjunto foi necessário para restaurar a dignidade do espaço, que se encontrava maculado pela imprudência.

O vereador Italiano pronunciou-se a respeito do incidente, enfatizando a importância do respeito às diferentes crenças, mas também ressaltando a necessidade de bom senso para que as homenagens não invadam o espaço coletivo ou resultem em desperdício. Ele lembrou que a comunidade local possui famílias em situação de vulnerabilidade que poderiam ter sido beneficiadas com os alimentos que foi desperdiçados.

A comunidade de Penha, conhecida por seu espírito solidário e respeitoso, viu-se diante de um episódio que fere não apenas as normas de convivência comum, mas também o propósito de um dia dedicado à memória e ao respeito aos que já partiram. As autoridades locais reiteram o chamado ao respeito mútuo e à reflexão sobre a forma como as homenagens são realizadas em datas tão significativas.