A manhã deste domingo (11), Dia das Mães, foi de cenário branco e gelado na Serra catarinense. A chegada da segunda massa de ar frio do mês transformou os campos em verdadeiros tapetes de gelo.
Em São Joaquim, moradores do bairro Jardim Bandeira testemunharam o termômetro atingir -1,8°C, conforme dados supostamente registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também no município, o Vale do Caminhos da Neve marcou cerca de -1°C, de acordo com o monitoramento da Epagri/Ciram, por volta das 8h.
Outras cidades da região também sentiram o rigor da geada. Urupema registrou -0,94°C, Bom Jardim da Serra marcou -0,35°C e Urubici teve mínima de 0,18°C. A geada ocorre quando o vapor d’água presente no ar, próximo ao solo, congela e reveste a vegetação com uma fina camada de gelo.
Apesar das baixas temperaturas, a Epagri/Ciram informa que o outono segue com um “frio agradável”, sem episódios de frio extremo. Esse clima, segundo o órgão, tem incentivado as atividades ao ar livre na região. O registro mais severo para maio na Serra catarinense continua sendo de -5,7°C, ocorrido em 2021 em Urupema e Bom Jardim da Serra.