Governador recebe embaixador da Índia no Brasil para fortalecer relações comerciais e cooperações estratégicas em diversas áreas

Por Redação

Publicado em 10/12/2024 13h39 | Atualizado há 15 dias

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu nesta terça-feira,10, na Casa D’Agronômica, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy. No encontro foram debatidas as oportunidades de cooperações estratégicas nas áreas da tecnologia, saúde, infraestrutura ferroviária, entre outras. Na oportunidade o embaixador elogiou o Pronampe – iniciativa de apoio a micro e pequenas empresas – e pediu ao governador que apresentasse o programa a autoridades indianas, reforçando o convite para uma visita oficial ao país.

O embaixador segue agenda de trabalho nesta terça, em Florianópolis, acompanhado pelo Cônsul da Índia em São Paulo, Preetham S., e pelos empresários Sajith Kunnath e Rathish Menchery Mony.

“Santa Catarina recebe com muito entusiasmo o embaixador. É uma oportunidade de podermos ampliar os negócios em várias áreas: na tecnologia, na saúde, agronegócio, turismo, entre outros setores, onde será possível fazer um intercâmbio de conhecimentos. Quero visitar a Índia para ampliar essa relação bilateral. Essa visita vai trazer bons frutos eu tenho certeza”, reforçou o governador Jorginho Mello.

A recepção contou com a presença de autoridades catarinenses, como o secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen; a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco; a secretária adjunta de Turismo, Catiane Seif; o diretor de atração de investimentos da InvestSC, Rodrigo Prisco Paraíso; e o diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira.

Após a reunião com o governador, a agenda do embaixador segue com encontros estratégicos. Entre os compromissos previstos estão reuniões com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cesar de Aguiar, com a secretária Catiane Seif, e com o presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira. A programação oficial segue durante essa terça.

A visita reforça as relações diplomáticas e comerciais entre Santa Catarina e a Índia, destacando o potencial de cooperação em setores estratégicos como inovação, turismo e economia.

“O mundo está de olho na Índia por conta do setor de tecnologia. E sabemos dos potenciais desse estado na área de tecnologia. Isso pode nos aproximar ainda mais. Entre as nossas visitas de hoje, vamos conhecer as instalações do Sapiens Parque. Em março do ano que vem teremos uma das maiores feiras de tecnologia mundial e faço oficialmente o convite para que o governador Jorginho Mello possa estar conosco e visitar nosso país”, disse o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy.

Por fim, o embaixador destacou o Pronampe criado pelo governador como um excelente programa para ajudar pequenas empresas. Suresh K. Reddy disse que quer muito que o governador apresente o programa às autoridades indianas.

“A visita do embaixador da Índia foi muito proveitosa e foram abordados vários setores, tanto de interesse do Estado como do interesse da Índia. Nós abordamos tecnologia, abordamos a venda de proteína animal para a Índia e eles a partir de fármacos, tecnologia também, portanto, nós devemos marcar uma agenda para fazermos uma grande operação de troca de conhecimento e principalmente de aproximação. Um outro tema importante que entrou na pauta da conversa foram as ferrovias. A Índia tem uma grande malha de ferrovia e uma grande expertise na construção de ferrovias e o Estado tem esse interesse de interligar a região Oeste com os nossos portos. Será um projeto a ser discutido nos próximos encontros”, conclui o secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.

Vídeos do Logo

Logo Mais Lidas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.